
A cidade de Alegrete esteve representada na 3ª edição do Desafio Terra Audax Santa Cruz 100 km. Nove atletas conseguiram êxito, numa das provas mais exigentes da modalidade no RS.

O gosto pela aventura sobre rodas, levou a turma até Santa Cruz do Sul, no último domingo (25). Para quem pedala contemplar a natureza, do local foi imperdível. A 3ª edição dos Desafios de Terra atraiu 450 atletas de várias cidades do RS, e contou ainda com ciclistas uruguaios.

Com dois trajetos de 60 km e 100 km na modalidade cicloturismo, e de 100 km na modalidade competição, diferencial desta edição, eles largaram em comboio do pátio da Unisc, e na Linha Borges partiram para o desafio passando por três municípios: Santa Cruz, Vera Cruz e Vale do Sol. A largada dos desafios por volta das 7 h 30 min, revelou ainda mais as paisagens, sob uma forte cerração, os ciclistas encaram o desafio pra valer. Seguindo pela Linha Borges de Medeiros, Linha Andréas, Linha Floresta, Ferraz (Vera Cruz), Linha do Rio, Rio Pardense, Linha Bernardino e Formosa (Vale do Sol).


De acordo com Luiz Faccin, um dos organizadores do evento, o Desafio 100km Terra se firma como o maior evento de bike do Vale do Rio Pardo e um dos maiores eventos do interior do estado. O objetivo do desafio é proporcionar aos adeptos do ciclismo de Mountain Bike (MTB) uma oportunidade de vivência do esporte em meio à natureza, além de estreitar os vínculos de amizade e, claro, melhorar a qualidade de vida. As duas primeiras edições do evento foram inspiradas nas provas de Audax, que foca no desafio pessoal e não na competição. Este ano o Desafio ofereceu, então, a oportunidade aos atletas que gostam de competir.

Entre os alegretenses, dois atletas fizeram o percurso de 60 km, Luiz Carlos Mendonça e Marcos Pedroso, ambos da equipe Pedal Sem Fronteiras, completaram com êxito o desafio.


Os demais foram na competição dos 100 km. Destaque para Luiz Refatti/Force Training Team (#79), vice-campeão na categoria master “B”, vencida pelo companheiro de equipe, o uruguaio Elizandro Fernandes.


Ainda na master, mais dois ciclistas de Alegrete, concluíram a prova. Claudino Garrido/Trilha Aventura (21º), e Júlio Cesar Santos/Trilha Aventura/Pedal Sem Fronteiras/Rede Conesul Telecom (26º).


Pela master C, Salvador Roberto Model/Trilha Aventura/Pedal Sem Fronteiras (#120), foi o oitavo colocado. Com Elder Von End/Pedal Sem Fronteiras (#95), conquistou o 10º lugar na categoria.


No feminino, dois excelentes resultados das alegretenses. No feminino Sub-30, Morgana Ribeiro/Force Training Team foi a vice-campeã. Já no feminino master, Fernanda Refatti foi a 5ª colocada entre as mulheres.


