Com custo de 5 milhões, Projeto Ilumina Alegrete é aprovado

O Projeto Ilumina Alegrete de iluminação pública em tecnologia LED está aprovado.

A prefeitura, através do Setor de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura, obteve aprovação do financiamento de R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais), via BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para investir em tecnologia LED na iluminação pública do município e, executar o Projeto Ilumina Alegrete.

Atualmente o município tem em torno de 230 pontos instalados, entre pontes, avenidas(Assis Brasil, Inácio Campos de Menezes, Tiarajú) praças e parques.

O Setor de Iluminação Pública (IP), da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Alegrete instalou em praças, parques, ponte e, em algumas avenidas luminárias em tecnologia LED, substituindo o modelo atual de luminárias em vapor de sódio. Foram adquiridas luminárias em tecnologia LED e, instaladas a fim de comprovar sua eficiência e conforto luminoso, realmente possibilitam uma iluminação ampla, com um fluxo luminoso expressivo.

O município é o primeiro da Fronteira Oeste e região a investir em novas tecnologias na iluminação pública, desde 2017. A engenheira elétrica Nathalie Lunardi, responsável pelo projeto, destaca que o trabalho está sendo projetado de forma responsável pois, exigiu que os fabricantes e fornecedores das luminárias LED, vencedores do pleito, fornecessem garantia de no mínimo cinco anos para seus produtos.

“Para que toda a população seja beneficiada, necessitamos de um valor expressivo, por isso justificamos o pedido do financiamento, para que o alcance seja abrangente a todos os munícipes. Existem benefícios não mensuráveis, principalmente no que tange a sensação de segurança para a população”, explica.

Outro fator apontado pela profissional é quanto a melhoria da iluminação nas vias, praças e parques. Além de comprovadamente economizar recursos por meio da diminuição das faturas de energia elétrica, podendo utilizar estes recursos na ampliação do sistema, beneficiando locais ainda desprovidos de iluminação pública.

Em entrevista ao Portal Alegrete Tudo, a engenheira destaca que pelo cenário projetado, estima-se uma economia de 65% (sessenta e cinco) de energia.

Segundo Nathalie, a economia será de 65% (sessenta e cinco) de energia na substituição do sistema atual por tecnologia LED. Ela justifica o investimento. “O impacto é direto na fatura, diminuindo assim a despesa mensal com energia elétrica e, assegurada a garantia por 60 meses das luminárias LED (exigência do edital para licitação), teremos retorno do investimento e, ainda permaneceremos com um produto de qualidade no sistema”, explica.

O município pretende adquirir luminárias de tecnologia LED de potências de 40W, 60W e 100W, fornecimento e instalação, com a finalidade de substituir no mínimo 80% do sistema atual de iluminação pública com lâmpadas vapor de sódio por um sistema de iluminação LED, proporcionando à comunidade qualidade e luminosidade de qualidade. “Vamos buscar economia de energia com a essa tecnologia”, garante.

“A primeira fase de implementação e certificação da qualidade da luminosidade já foi obtida, conforme fotos comprobatórias dos locais que já receberam as lâmpadas”, comprova.

Nunca explicação mais técnica, a engenheira diz que os LEDs na iluminação pública oferecem uma maior qualidade e conforto visual, possibilitando maior segurança, por iluminarem com altos índices de reprodução de cor – IRC, ou seja, uma iluminação mais completa, além de ser uma alternativa econômica pois, a manutenção é praticamente nula.

Ela pondera que a economia também é verificada diretamente na fatura de energia, pois substitui-se potências de 70W (Vapor de Sódio – VS) por potências de 40W (LED) e, potências de 150W–VS por 60W-LED, ou ainda 100W-LED, com maior eficiência e melhor luminosidade.

“Investir em IP com tecnologia LED é ter economia, sustentabilidade e segurança”, garante.

Júlio Cesar Santos                  Fotos: Ivalci Marcuzzo e Nathalie Lunardi