O médico, Dr. Omar Abdallah, diz que há positivados, mas com quadros gripais variados. Os sintomas em geral de quem contraiu o vírus é muita tosse, dores no corpo, cefaléia, prostração e outros sintomas que parecem resfriados, cita. Ele diz que não viu ninguém evoluir para quadros graves. Somente uma moça de Manoel Viana ficou na UTI, com pneumonia.
O médico disse, ainda, que a pneumonia ocorre em alguns casos após passar essa fase inicial e de contágio. Na realidade, uma superposição bacteriana por acúmulo de secreção.
Leia mais: Religiosa faz locais públicos de templo para levar palavras de fé e esperança a quem sofre
Grande parte dos pacientes com Covid, diz Abdallah se comporta como quadros gripais comum, melhorando em poucos dias. Pouquíssimos ficam reclamando algum tempo de dores musculares e períodos curtos de tosse. As queixas de falhas de memórias também aparecem, mas com menor frequência. Outra informação é de quem está contraindo a Covid em Alegrete são de crianças a idosos, até gestantes.
Já a enfermeira Juliana Michael, da Secretaria da Saúde de Alegrete, explica que o protocolo para a Covid não mudou. Quem contrair o vírus e atesta estar positivado, são 7 dias de afastamento das atividades, a partir do início dos sintomas. Ela informa que nos casos de assintomáticos, não fazem isolamento, mas orientam o uso de máscara por precaução. A enfermeira lembra que em caso de sinais e sintomas, o paciente deve procurar uma ESF para avaliação e realização de teste, se necessário. De acordo com o último protocolo, são prioridade para testagem, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, cita.
Quanto ao abastecimento de vacina contra Covid, Juliana Michael informa que está limitado. -Atualmente, em virtude do número reduzido de doses que o município está recebendo, a vacinação ocorre para os grupos prioritários, somente na sala de vacinas do PAM.