Coronavírus: Universidade em Alegrete cria um estúdio para transmitir aulas

Devido ao isolamento social pela nova pandemia do coronavírus, uma universidade em Alegrete está adaptando e trabalhando na busca de alternativas válidas, viáveis e funcionais para que os alunos não fiquem desassistidos.

A Unopar, polo de Alegrete e Aprovação Alegrete montaram um verdadeiro estúdio em plena sala de aula, para que o educandário tenha todo o suporte possível e necessário para continuarem com a preparação, estudos e atividades.

Segundo o diretor local Luciano Kelbouscas, a ideia foi adaptar atividades pedagógicas sem deixar de fazê-las, com aulas acontecendo nos dias e horários marcados, para que a rotina seja muito pouco alterada, respeitando o cronograma.

“Montamos, junto com a Mude Eventos, um estúdio com câmeras, iluminação, computadores e microfones para que o professor possa realizar a aula ao vivo e a gravação de “pílulas”, dicas e resolução de exercícios com qualidade e segurança”, explica Kelbouscas.

Nesse método somente o professor e o operador ficam na sala de aula e todas as medidas de proteção individual são adotadas (máscara, álcool gel e luvas). Conforme o diretor local da Unopar, os professores e tutores se adaptaram muito rápido a nova modalidade e as novas ferramentas de interação.

A Universidade ainda está com aulas ministradas via “home office”, onde tutores e professores, em casa, organizam as salas virtuais e complementam as aulas. Os colaboradores e coordenação trabalham na edição de vídeos, mensagens e atendimento online. A direção está funcionando 24h, inclusive sábados e domingos, atualizando e abastecendo o portal dos alunos AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

“Estamos nos reinventando todos os dias, ultrapassando as paredes da sala de aula por amor e dedicação aos nossos alunos. Tudo que pedimos nesse momento é cuide-se, proteja-se, estude e valorize os professores, tutores, colaboradores, valorize a educação e os profissionais envolvidos”, destacou Luciano Kelbouscas.

Júlio Cesar Santos                                                     Fotos: reprodução