Secretaria de Saúde busca permanência de médicos durante pandemia do Coronavírus

Médicos pelo Brasil
Médicos pelo Brasil

A Procuradoria Geral do Município entrou, nesta terça-feira, 14, com uma ação ordinária, na Justiça Federal, solicitando a permanência dos quatro médicos do Programa Mais Médicos no município, durante o período de pandemia do Coronavírus.

A decisão é pleiteada com urgência, uma vez que os contratos destes profissionais terminam nas próximas semanas. Os médicos atuam nas ESFs Rondon, Macedo e Vera Cruz, que devido a sua abrangência possui duas equipes de Estratégia da Saúde da Família.

 

Em fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde informou que não daria continuidade ao Programa Mais Médicos. Em junho do mesmo ano, a secretária de Saúde, Bianca Casarotto, esteve em Brasília acompanhada das vereadoras Vanda Dorneles e Nívia Souza, onde entregou ofício direcionado ao ministro da Saúde, solicitando a reversão da não inclusão de Alegrete no Programa Mais Médicos pelo Brasil.

A secretária Bianca informa que, desde o final do ano passado, tem buscado, através do gabinete do senador Luiz Carlos Heinze, a permanência dos profissionais que atuam no município. A secretária explica que das três médicas classificadas, via processo seletivo em 2019, apenas uma ainda mantém vínculo com o município.

Neste ano de 2020, o Governo Federal publicou editais que geraram a expectativa de provimento de vagas em Alegrete, via reincorporação de profissionais, o que, até o momento, não aconteceu.

DPCOM