Após a impugnação dos resultados da 2ª etapa das eleições do CPERS, no 19 núcleo de Alegrete, uma nova eleição será realizada na Região nesta quinta-feira (15).
Os professores do 19º Núcleo poderão votar entre as 00h e as 23h da quinta -feira pelos links:
>Representantes 1/1000 e aposentados https://votacao.cpers.com.br/eleicoes2021-2024-alegrete
Representantes municipais : https://votacao.cpers.com.br/eleicoes2021-2024-alegrete-municipal
A direção central do CPERS esclarece que vai abrir uma sindicância para apurar com rigor os fatos que levaram à impugnação do pleito. Caso haja constatação de fraude os representantes serão punidos nos termos do estatuto do Sindicato. Tentativas de macular o processo democrático da entidade não serão toleradas.
Foi informado, ainda, pelo núcleo central que o IP gerador dessa suspeita não é utilizado pelo 19º Núcleo do CPERS em Alegrete.
Por fim ressaltam que a ocorrência em Alegrete é um fato isolado- único registrado em 42 núcleos- sem qualquer , relação com o restante do processo eleitoral, marcado pela lisura, transparência e a participação direta de quase 30 mil associados.
A Comissão de professores que levantou a questão, aqui em Alegrete, oficiou o caso ao CPERS central e constatou que na 2ª etapa, mais de 400 pessoas aparecem com um mesmo IP (Celular ou computador) de votação, ao verificar a 1ª etapa, constatou-se que também um mesmo IP (não o mesmo da 2ª etapa), representou o voto de mais de 60 pessoas. O detalhe é que nesta 1ª etapa a diferença da chapa vencedora para a concorrente foi de apenas 9 votos.
Ao verificar a lista de votantes eles também encontraram professores que há muitos anos não residem mais em Alegrete, como uma professora que reside em Florianópolis (SC) e outra em Porto Alegre (RS), e que confirmaram não terem votado e nem autorizado que fosse utilizado seu CPF para votação.
Vera Soares Pedroso
Com informações do CPERS central