Com uma performance avaliada como técnica, o grupo enfrentou o desafio de dançar três entre as 18 coreografias possíveis, determinadas por sorteio. Apesar disso, o coreógrafo e instrutor Rodrigo Guterres, o Bolinha, destacou que o grupo conseguiu realizar uma boa apresentação, fortalecendo as expectativas para um grande final. “A expectativa é muito boa para estar concorrendo ao título do ENART”, afirmou. O CTG Farroupilha será o 5º grupo no domingo(17), com os 20 melhores do Estado.
A competição
O sábado repleto de diversão no Parque da Oktoberfest, com o ENART 2024 reunindo invernadas artísticas e modalidades individuais em competições que celebram as tradições gaúchas. Na Força A, o 2º bloco da manhã trouxe apresentações marcantes, evidenciando histórias e temas regionais, enquanto os critérios de avaliação incluem correção coreográfica, harmonia, interpretação, indumentária e musicalidade.
Volta do plantão pediátrico esbarra na falta de pediatras em Alegrete
O CTG Farroupilha levou a temática que faz referência aos bailes da década de 1990, uma alusão aos encontros de chamamé, quando surgiam novos casais e reencontros. Na apresentação, os homens usaram pala de seda a meia espalda e as mulheres se apresentaram com vestidos de prenda.
Também ocorreu apresentação do CTG Gildo de Freitas (1ª RT), que apresentou a trajetória de Pedro Campeiro e Maria Clara Morena, e o CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (4ª RT), com a temática do Chamamé . Já o CTG Pousada do Imigrante (11ª RT) retratou a luta dos Maragatos por meio de Gumercindo Saraiva, enquanto outras invernadas trouxeram homenagens e narrativas emocionantes.
Desgarrados de Alegrete fazem bonito em outras querências
Na Força B, as apresentações também seguiram surpreendendo o público com histórias envolventes, com grupos buscando vaga na grande final marcada para o domingo, 17 de novembro.
O ENART
Considerado um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina, o ENART celebra a cultura do Rio Grande do Sul, reunindo concorrentes de diversas regiões para promover a dança, a música e a tradição. Desde a noite de sexta-feira, o evento transforma Santa Cruz do Sul em um palco de celebração e exaltação do talento gaúcho.
O CTG Farroupilha segue com grandes expectativas para o final, representando sua região com técnica e dedicação, reafirmando o compromisso com as tradições que definem o evento.