Na verdade, o Mountain Bike entrou na casa da telêmaco-borbense Fabiane Amaral (Su Schemberger), quando o esposo Elias Zattar Neto, decidiu, no ciclismo, melhorar seu condicionamento físico para aderir ao motociclismo.

Ela resolveu acompanhar o marido, e acabou se apaixonando pelo esporte. A superação a cada dia é o que impulsiona os anseios da atleta, que iniciou a competir em provas até 30 quilômetros, hoje ela supera provas com mais de 300 km.

Na Bahia, em Arraial D´Ajuda ela disputou em dupla, por uma semana, os 600 quilômetros da Brasil Ride 2019, a prova mais árdua do MTB nacional, tipo um Giro D’Itália do Mountain Bike. Em sete dias de provas, a paranaense superou os 13 mil metros de altimetria da prova. Resultado: campeão entre as duplas femininas. No ano anterior ela havia sido a vencedora na última etapa da Brasil Ride, na categoria maratona.


Fabiane, a Su Schemberger, é filha da alegretense Marta Amaral, e sempre que pode vem visitar a mãe em Alegrete. Na semana passada, a paranaense acompanhada de suas duas filhas passou dias em família curtindo o aconchego da mãe. A ciclista logo foi recepcionada também por integrantes do Grupo Trilha Aventura.

Durante toda semana fez treinos com a galera de Alegrete. Na última sexta-feira (19), ela foi convidada pelo grupo para uma conversa entre ciclistas. Antes fez um pedal com as integrantes do grupo. O encontro na Santa Maria Bikes reuniu o pessoal que pode conferir um pouco da história da ciclista de Telêmaco Borba. Um delicioso jantar de confraternização e a entrega de dois mimos a convidada selou o encontro.



“Tivemos a honra de receber para uma “resenha top” sobre ciclismo essa mulher “bruta demais”, Su Schemberger, nos contou um pouco sobre a vida, o que a bicicleta proporcionou e trouxe de alegrias e vitórias em sua vida, campeã em duplas no Brasil Ride, uma das provas mais duras realizadas no país. Além de excelente atleta uma pessoa querida, simpática de sorriso fácil e contagiante, muito obrigado pela sua presença e que tenhamos mais oportunidades de compartilhar momentos com pessoas assim”, comentou Vagner Torres, um dos integrantes do Grupo Trilha Aventura.


Ainda no sábado (20), a ciclista realizou mais um pedal . Foram 65 km por estradas vicinais do município. Passando por estâncias, o pedal encerrou numa chácara, onde a turma degustou umas bergamotas para repor as energias.


“Uma recepção calorosa, numa roda de chimarrão e um delicioso risoto, foi nosso encontro. Um bate papo de ciclistas para ciclistas. Volto com meu coração transbordando de alegria. Pude compartilhar meus momentos e experiências vividas com vocês e aprender muito também. Momentos inesquecíveis em Alegrete”, resumiu a atleta.


Ela destaca, que através da bike conheceu pessoas especiais, amizades especiais como os alegretenses. “Obrigada pelo carinho e pelo manto sagrado da brutalidade. Vocês são demais. Logo voltarei para pedalarmos mais juntos. Grande abraço a todos”, se despediu a telêmaco-borbense dos alegretenses.

Julio Cesar dos Santos