
Para amenizar a situação, equipes da Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, estão realizando a distribuição de água nas localidades afetadas.
Até o momento, 80.000 litros de água potável foram distribuídos para mais de 30 famílias nas regiões do Durasnal, Capivari, Pinheiros, Guassu Boi, Catimbau e Quatro Bocas (RS566), além dos assentamentos Novo Alegrete e Unidos pela Terra, no Passo Novo.
Leia mais: Alegrete recebe serviço itinerante da RGE nesta segunda-feira
Os abastecimentos estão sendo feitos com o equipamento Viniliq Pipa, um reservatório móvel com capacidade de 4.500 litros, adaptável a diversos veículos de transporte e equipado com motobomba e mangueiras.
O coordenador da Defesa Civil, Renato Grande, afirmou que muitas propriedades estão em situação de necessidade e que a distribuição de água atende tanto ao consumo humano quanto ao abastecimento de animais.
A previsão meteorológica indica um volume de mais de 40mm de chuva para os próximos dias. Segundo a Defesa Civil, as precipitações podem amenizar a situação, mas as ações de abastecimento continuarão sendo realizadas para garantir o atendimento à população afetada.
