Detentos incendeiam colchões em rebelião na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Causa do motim, segundo Secretaria da Administração Penitenciária do Estado, seria decisão judicial que suspendeu a entrada de sacolas nos presídios gaúchos, devido ao coronavírus.

Detentos da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, lideram uma rebelião na casa prisional na tarde deste domingo (29). Com camisetas cobrindo o rosto, presidiários subiram no telhado do estabelecimento e queimaram colchões. Até as 17h10min, o motim não havia sido controlado.

A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e chegaram ao local por volta das 16h. Os PMs usaram balas de borracha e bombas de efeito moral. Com o auxílio de um caminhão, os bombeiros tentaram conter as chamas, mas os apenados seguiam incendiando mais colchões e jogando pedras.

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado, o motim teria sido provocado por uma decisão judicial que suspendeu a entrada de sacolas plásticas nos presídios gaúchos, em razão do coronavírus. Ainda não há informações sobre possíveis feridos.

Fonte: Gaúcha/ZH