A Secretaria da Saúde com objetivo de aumentar a vacinação em crianças de cinco a 11 anos vai realizar neste sábado,19, o Dia C, contra a Covid-19.
De acordo com a enfermeira Juliana Michael, do Setor de Epidemiologia da Secretaria, a vacinação nesta faixa etária, no sábado, será em três unidades de saúde: PAM central, Centro Social Urbano e ESF Rondon no horário das 8h30min às 16h sem fechar ao meio dia.
O Dia C é só para a primeira dose da vacina e somente para crianças, esclarece a enfermeira.
Desde que iniciou a vacinação de crianças em Alegrete, no último dia 19 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, já tinham sido vacinados nesta faixa etária 57,7% do número de crianças que devem ser imunizadas em Alegrete. No total de cinco a 11 anos são 6. 028 crianças aqui no Município.
Motorista invade calçada na Praça Getúlio Vargas
Por que vacinar as crianças?
A Secretaria da Saúde alerta que, apesar de menor incidência, as crianças correm risco de apresentar casos graves e óbitos por Covid-19, além de ficarem suscetíveis a sequelas. Para exemplificar esses perigos, a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, apresentou alguns tópicos sobre a vulnerabilidade da população infantil e o potencial impacto na população em geral.
- O percentual de casos de Covid-19 em crianças, em comparação ao total da população, é hoje três vezes maior do que no início da pandemia. Enquanto em março de 2020 os registros em crianças representavam menos de 2% dos casos, em fevereiro deste ano está em mais de 6%, configurando uma tendência de aumento.
- Comparando o maior pico da Covid-19 anterior ao atual, em março de 2021, a incidência na faixa etária dos cinco aos nove anos é quatro vezes maior. Considerando todas as faixas etárias, o atual cenário superou em quase 70% o pico do ano passado.
- As faixas etárias de zero a 11 anos e de 12 a 19 anos passaram a representar uma proporção maior das hospitalizações em 2022 em comparação com anos anteriores. Enquanto no acumulado da pandemia essas idades significavam 0,6% das hospitalizações por causa da Covid-19, neste ano essa proporção passou para 6%.
- Foram registradas 235 internações por Covid-19 de crianças de cinco aos 11 anos no Estado, das quais nove evoluíram para óbito.