As reclamações de que medicações para pacientes com alcoolismo e outras drogas estariam faltando, foram explicadas pela diretora do Serviço de Saúde Mental do Município, Nadia Miletto. Ela disse que, na verdade, a medicação antietanol, indicado no CAPS AD, não está vindo, há quase seis meses,por problemas com o laboratório, mas que os médicos substituem por outros.
E, também, há os mais básicos para ansiedade que tem à disposição na Farmácia Municipal, e que dependendo do caso, também são indicados a estes pacientes, considera. Seria o complemento e não principal, porque as medicações para tratar o alcoolismo,por exemplo, são específicas,diz Miletto.
A diretora da Famárcia Municipal, Gaya Freitas, explica que o Município não recebe recurso para adquirir e distribuir o dissulfiran-que é indicado para tratar o alcoolismo há um bom tempo. Já os demais, mais básicos, para ansiedade, tem à disposição na Farmácia
-Quando os medicamentos são retirados de linha pelos fabricantes, nos enfrentamos estes problemas, mas sempre se busca alternativas para não deixar os pacientes sem a medicação, destaca Nádia Mileto.
Vera Soares Pedroso