Junto com a diretora do 19º Núcleo do Sindicato em Alegrete, Rosa Dotta, ela explicou o que muda já a partir deste mês aos titulares e dependentes do plano de saúde. O índice de 3,1% passa a 3,6% que será descontado de cada titular do plano. Com as mudanças, todos os dependentes passarão a pagar ao IPE, conforme a faixa etária. Os dependentes com menos de 24 anos pagarão R$ 49,28 cada. Já os acima de 59 anos serão os que mais vão contribuir ao plano, com um valor de 439,26 de desconto mensal para ter direito a consultas e exames. O cálculo do desconto é feito sobre o salário bruto de cada servidor, esclareceu.
Vera Lessês – diretora do CPERS Central
Em relação aos salários dos professores, o CPERS informa que protocolou uma emenda popular para ser inclusa no orçamento do Estado em 2024, solicitando 20,5% de reajuste à categoria. Vera Lessês lembra que os servidores de escolas estão com os mesmos salários desde 2014.
A diretora do CPERS Central espera que, com estes aumentos de descontos a todos os servidores do Estado do RS e seus dependentes, o IPE atualize os honorários dos médicos e eles passem a atender quem depende do IPE no Estado.
A partir de 1º de outubro, os servidores públicos estaduais e seus dependentes passarão a contribuir de uma nova forma ao IPE Saúde. Os descontos serão sentidos na folha paga no final deste mês, informa Rosa Dotta do CPERS de Alegrete.
Não esclareceu nada!