Nas instituições que não tiveram chapas inscritas, a 10ª CRE será responsável pela indicação dos diretores e vice-diretores que irão compor a equipe gestora. Duas das instituições de Alegrete são: EEEM José Bonifácio (polivalente) e EEEF Osvaldo Dornelles, e EEEM Antônio Londero e EEEM Senador Salgado Filho no município de Uruguaiana.
Leia mais: O Natal de uma família do interior de Alegrete
Mudanças no Processo de Seleção
O processo de escolha dos gestores escolares passou por significativas alterações neste ano, após a aprovação de atualizações na Lei de Gestão Democrática das Escolas pela Assembleia Legislativa em 2023. As mudanças foram necessárias para atender aos critérios do Fundeb, garantindo o acesso aos recursos de complementação federal para educação básica. Entre as novidades estão:
Critérios técnicos de avaliação: Os candidatos precisaram realizar um curso de 60 horas com certificação, aprovação em prova de conhecimentos específicos, formalização da candidatura, eleição nas escolas e posterior designação.
Novos mandatos: A partir de 2027, os mandatos terão duração de quatro anos, e os diretores e vice-diretores poderão ser reconduzidos quantas vezes desejarem, desde que atendam aos requisitos técnicos.
O objetivo das mudanças é promover maior mérito e desempenho entre os gestores escolares, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas.