Duas escolas de Alegrete terão diretores indicados pela 10ª Coordenadoria de Educação

Nas eleições para direção das escola estaduais, quatro das 62 escolas de abrangência da 10ªCRE, não registraram chapas para concorrer às vagas do pleito eleitoral.

Nas instituições que não tiveram chapas inscritas, a 10ª CRE será responsável pela indicação dos diretores e vice-diretores que irão compor a equipe gestora. Duas das instituições de Alegrete são: EEEM José Bonifácio (polivalente) e EEEF Osvaldo Dornelles, e EEEM Antônio Londero e EEEM Senador Salgado Filho no município de Uruguaiana.

Leia mais: O Natal de uma família do interior de Alegrete

Mudanças no Processo de Seleção

O processo de escolha dos gestores escolares passou por significativas alterações neste ano, após a aprovação de atualizações na Lei de Gestão Democrática das Escolas pela Assembleia Legislativa em 2023. As mudanças foram necessárias para atender aos critérios do Fundeb, garantindo o acesso aos recursos de complementação federal para educação básica. Entre as novidades estão:

Critérios técnicos de avaliação: Os candidatos precisaram realizar um curso de 60 horas com certificação, aprovação em prova de conhecimentos específicos, formalização da candidatura, eleição nas escolas e posterior designação.

Novos mandatos: A partir de 2027, os mandatos terão duração de quatro anos, e os diretores e vice-diretores poderão ser reconduzidos quantas vezes desejarem, desde que atendam aos requisitos técnicos.

O objetivo das mudanças é promover maior mérito e desempenho entre os gestores escolares, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários