Os candidatos de todas os educandários sabem da importância da participação, porque o o ano se encaminha para seu final e muitos estudantes poderão já não estar mais em aula.
leia mais: Caminhão carregado de linhaça tomba na RSC-377, em Alegrete
A candidata a direção da escola estadual Demétrio Ribeiro, Silvia Dornelles, acompanhada de uma e de suas vices- diretoras, Quelen Rodrigues, na única chapa que concorre a esta escola -Mais participação, mais aprendizado- lembra que professores, alunos, pais e servidores podem votar. Os estudantes a partir dos 12 anos têm direito a voto.
Elas destacam que as escolas vão abrir das 7h 30m às 21h para receber as comunidades escolares para exercerem o direito do voto, nesse processo democrático de escolha das direções das escolas estaduais no RS.
Para qualquer uma das chapas das escolas que concorrem à direção é necessário 50% dos votos mais um, dentre os 4 segmentos com direito a voto. Os estudantes podem votar a partir dos 12 anos ou mais.
É importante ressaltar que todas as candidatas(os) à direção das escolas estaduais em Alegrete, participaram de uma formação específica para este fim com a realização de provas no mês de novembro, em Uruguaiana, sede da 10ª CRE.