Vacina do HPV ainda pode ser encontrada em unidades de saúde
Terminou na última terça-feira (30) a segunda fase da Campanha Nacional de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), iniciada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Alegrete no início de setembro. Diferentemente da campanha iniciada em março deste ano, em que a primeira dose foi aplicada nas escolas, a segunda etapa da imunização foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde.
No município, 1.250 meninas entre 11 e 13 anos receberam a primeira dose da vacina. Na segunda etapa da vacinação, 936 doses foram aplicadas, ou seja, 68% das meninas vacinadas na primeira fase receberam a 2ª aplicação. Esta segunda dose dá continuidade ao esquema de três doses, com a terceira etapa da aplicação agendada pelo Programa Nacional de Imunizações para março de 2019.
A Vigilância Epidemiológica alerta sobre a importância da administração desta segunda dose nas adolescentes para garantir uma maior resposta imunológica contra as verrugas genitais e ao câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer mais comum em mulheres, com uma média de 530 mil novos casos por ano e com 275 mil mortes.
Apesar da campanha de mobilização nacional ter encerrado, as doses ainda estão disponíveis nas UBS que tem sala de vacina. Para receber a segunda dose, a adolescente deve comparecer às UBS levando o cartão de vacinação, uma vez que no documento está registrada a 1ª e, também terá a 2ª dose da vacina. Meninas que ainda não tenham recebido a 1ª dose da vacina contra o HPV e que tenham, no momento da vacinação, entre 11 e 13 anos também podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para serem imunizadas.