
Esse profissional poderá atuar em diversas áreas da sociedade, contribuindo para a elaboração e execução de projetos sociais. A escola está com matrículas abertas!
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
A EJATEC do Rio Grande do Sul propõe uma matriz curricular que integra os componentes da Formação Geral Básica (FGB) e um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – qualificação profissional –, permitindo que, ao final dos segmentos, o estudante obtenha a certificação da Educação Básica integrada ao curso de qualificação profissional.
O curso terá duração de três semestres, sendo desenvolvido concomitantemente com o Ensino Médio, no período noturno.
O diretor da escola, professor Assis Magalhães, destaca a importância desse curso para a formação técnica, considerando que a maioria dos estudantes que procuram a modalidade EJA busca qualificação para ingressar ou se aprimorar no mercado de trabalho.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Outro ponto relevante, segundo ele, é que a Escola Dr. Lauro Dornelles foi contemplada para oferecer esse curso, junto com outras 35 escolas no Rio Grande do Sul, sendo a única a disponibilizá-lo em nosso município já neste ano letivo.
De acordo com o documento orientador da SEDUC, a implementação do curso de Assistente de Projetos Sociais possibilita a ampliação das oportunidades de inserção social, econômica, política e cultural para jovens e adultos da região. Acredita-se que uma educação contextualizada e emancipatória contribua para o desenvolvimento local e regional de forma sustentável.
A criação deste curso também atende à necessidade de qualificação profissional no município, alinhando-se à realidade econômica local.
Ao término do curso, a direção informa que o profissional estará habilitado para atuar junto a organizações sociais na elaboração e execução de projetos sociais, desde o levantamento de demandas e o estabelecimento de metas até a definição de ações e estratégias, captação de recursos e prestação de contas.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Além disso, o profissional terá a capacidade de auxiliar no planejamento e execução de serviços voltados à organização de projetos sociais para a comunidade, sugerindo metas e detalhando atividades que poderão se transformar em propostas de políticas comunitárias.
O egresso do curso estará apto a atuar em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), instituições governamentais e demais organizações e projetos sociais, promovendo ações de mobilização social voltadas a diferentes segmentos populacionais.
Para ingressar na EJATEC, o estudante deve ter concluído o Ensino Fundamental II ou equivalente.