Estacionamento irregular de carros tem gerado multas e recolhimento pelo guincho

Veículos estacionados em vagas irregulares têm causado problemas para o trânsito e motoristas de Alegrete. Na manhã de quinta-feira(12), um Siena foi recolhido ao depósito do Detran, por estar irregular. O veículo estava estacionada na vaga de deficiente físico sem nenhuma identificação. Além deste, uma Fiat Palio Weekend, também, seria recolhida para o depósito, porém, a condutora chegou antes de ser colocada no guincho. O CTB é claro, neste contexto em que, se o veículo não estiver no guincho o proprietário somente é autuado. Neste caso, a caminhonete estava na vaga de carro oficial.

De acordo com os guardas municipais, o número de autuações tem sido considerável nos últimos tempos em razão do desrespeito do condutor com as placas de sinalização.

No centro da cidade, é possível flagrar vagas direcionadas a idosos e deficientes ocupadas por veículos descredenciados.

Em Alegrete, a fiscalização no trânsito é feita pela Guarda Municipal. Quem estaciona de forma irregular em vagas especiais pode receber uma multa e perder alguns pontos na carteira de habilitação (CNH).

“As pessoas não têm consciência. É só olhar a placa e respeitar a indicação”, diz. “Aqui não tem espaço. Os motoristas de carro já chegam e estacionam sem ao menos olhar para as placas. Não tem como toda vez que isso acontece sairmos procurando a pessoa responsável pelo carro. Temos que deixar o carro lá e chamar a viatura se for necessário.”

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a autuação por estacionar em locais destinados para veículo oficial é de R$ 195,23 além de menos cinco pontos na CNH. Já para quem estaciona em vagas de deficientes físicos, precisa desembolsar R$ 293,47 e perde sete pontos na carteira.

Os guardas municipais informaram que em relação às fiscalizações, elas são feitas diariamente através de patrulhamento preventivo em toda cidade e, principalmente, nas áreas centrais.