Estudo para a duplicação da BR 290 de Pantano até Rosário deverá sair ainda esse ano

A duplicação da BR 290, desde Porto Alegre até Uruguaiana é uma solicitação de deputados gaúchos que vem sendo gestionada há anos, já que essa e a única rodovia federal por onde transita grande quantidade de caminhões e turistas de países vizinhos ao centro do País.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) do trecho dede Pantâno Grande até Rosário do Sul será iniciado até o final de 2024, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

São 376 quilômetros da BR-290, entre Pantano Grande e Rosário do Sul, e a duplicação da rodovia é considerada uma obra essencial para o desenvolvimento logístico do Rio Grande do Sul, principalmente devido à importância da rodovia para a futura planta de celulose que a CMPC planeja instalar em Barra do Ribeiro, com um investimento de R$ 24 bilhões.

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Desde 2015 que o Deputado Afonso Antunes da Motta vem tratando para a duplicação de várias BRs gaúchas, dentre as quais a BR 290 e na época foi garantido até Pantano Grande. A luta agora é continuar o trabalho para aumentar a extensão, porque o objetivo segundo Motta seria a duplicação até Uruguaiana. A BR-290 é uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Sul, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico regional e para o comércio internacional, atesta.

BR 290-

O empresário Silvânio Lima disse ser super importante a duplicação da 290, porque com o aumento de exportação de arroz, soja e o aumento do fluxo de veículos na rodovia essa duplicação se faz muito necessária até por segurança dos condutores, enfatiza

A BR 290 conecta o litoral e a fronteira com a Argentina. A BR-290 facilita o transporte de mercadorias entre o Brasil e a Argentina, promovendo o comércio internacional e fortalecendo os laços entre os países. E impulsiona o crescimento econômico e a infraestrutura rodoviária eficiente contribui para a competitividade das indústrias locais. 

A BR-290 tem 726 km de extensão e é conhecida por diversos nomes, como Rodovia Oswaldo Aranha, Rodovia Marechal Osório e Rodovia Romildo Bolzan. O trecho entre o início da rodovia, junto à BR-101 no município de Osório até a cidade de Porto Alegre, é conhecido como Freeway.

Até o momento está em andamento 115 quilômetros entre Eldorado do Sul e Pantano Grande com um investimento previsto de mais de R$ 800 milhões.

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