Farroupilha abre centro de referência ao coronavírus

Unidade de Pronto Atendimento começou a operar nesta sexta-feira (27). Local irá atender pacientes sintomáticos à Covid-19.

A prefeitura de Farroupilha, na serra gaúcha, abriu na manhã desta sexta-feira (27) a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Coronavírus. O local será um centro de referência ao combate à Covid-19. Segundo o secretário de saúde da cidade, Davi de Almeida, a Upa irá atender pacientes sintomáticos, que estejam com síndromes gripais.

“Será a retaguarda do Hospital São Carlos. Só enviaremos para o hospital pacientes com problemas respiratórios”, afirma o secretário.

Segundo a prefeitura, o local foi construído pelo Governo Federal há três anos e no ano passado a cidade recebeu a liberação para ser um centro especializado à saúde. “Nós colocamos ele em atividade agora por essa necessidade, para ser um centro de referência”, explica Davi.

A Unidade opera no bairro São Luiz e funcionará 24 horas. O local conta com 20 leitos e 30 profissionais da saúde.

De acordo com o secretário, a cidade conta com uma central de atendimento, na qual as pessoas que sentirem os sintomas do novo coronavírus, devem entrar em contato. Será feita uma entrevista e, caso necessário, encaminhado para atendimento.

“Aqui em Farroupilha estamos trabalhando e orientando que não procurem o hospital e nem a Upa. sem antes passar pelo 0800. Essa é a orientação”, esclarece Davi.

A Central de Atendimento conta com 10 telefonistas e um médico. Durante o dia é possível entrar em contato pelo número 0800 645 7950 ou também pelo (54) 99914 3483.

A medida é para evitar aglomerações e a transmissão do vírus, principalmente, para as pessoas do grupo de risco.

“É para a gente poder continuar esse distanciamento, protegendo os nossos idosos. É um trabalho bom para retaguarda”, aponta o secretário.

Farroupilha abre centro de referência em coronavírus — Foto: Reprodução/RBS TV

Farroupilha abre centro de referência em coronavírus — Foto: Reprodução/RBS TV

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Fonte: G1