

A Copa RS de Futebol Amador teve 18 jogos em seis cidades no último domingo (21). As partidas encerraram a primeira fase da competição, que reuniu 162 times de 82 cidades do Estado, divididos nas categorias livre, veterano e master. A Copa RS é uma iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul.
Pela categoria veterano os clássicos de Alegrete e Livramento foram decisivos para a classificação das equipes. O Guadêncio, de Quaraí, já estava classificado e no estádio Municipal Farroupilha, em Alegrete, o S.C Centenário jogava pelo empate diante do Fluminense para seguir na disputa, enquanto que o rival precisa vencer para se classificar.
num horário atípico, meio-dia, o Farroupilha recebeu um bom público num domingo de temperatura agradável numa partida disputadíssima. A equipe do Centenário dominou o meio de campo com mais posse de bola, num quinteto de muita categoria entre Maninho, Lefor, Negro argentino, Dênio e Tchuki, acabaram envolvendo o time tricolor durante os primeiros 45 minutos.
Escolas de Alegrete desenvolvem projeto Universo Escola
O gol do Centenário foi uma construção coletiva até pelo que o time vinha criando e após um chute de Dênio, no rebote o atacante Lefor só empurrou para dentro do gol, anotando 1 a 0 para o time do outro lado da Ponte. Jogando pelo empate o Centenário recuou o time e cedeu espaço para o Fluminense, o terceiro colocado do Estado não titubeou em foi em busca do empate.
Num contra-ataque, Cristian Camelo correu nsa costas da defesa e arrematou com categoria, deixando tudo igual no Farroupilha. Aos 30′ da etapa final o volante Mano sacrificou sua permanência em campo, cometendo uma penalidade. O capitão Sequinho bateu e brilhou a estrela do goleiro Fernando, fazendo mais uma defesa importante.
Pescaria beneficente e música animam mateada no bairro Centenário
Daí em diante, o técnico Alessandro Nogueira, intensificou o ataque em busca da virada. Num excelente lançamento do goleiro Fernando, Gasolina subiu mais alto que dois zagueiros e deu de “casquinha” deixando Pipo argentino na cara do gol, o craque deu os números finais. O jogo teve arbitragem alegretense com Glederson Telles auxiliares Alexandre Santos e Emerson Coelho, delegado da partida Lieber Dorneles e mesário Paulo Cunha.

Os minutos finais foram de muita pressão do Centenário, mas o Fluminense aguentou e mais uma vez segue adiante na competição gaúcha. Fluminense e Galdense de Quaraí são os representantes da Fronteira. A próxima fase é um jogo único eliminatório. O sorteio deve ser anunciado ainda essa semana.