Foi de grande envolvimento a Semana da Consciência Negra no IF Farroupilha Alegrete

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra (20), aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, no Campus Alegrete, a Semana da Consciência Negra, um evento que já faz parte do calendário acadêmico desde o ano de 2013. Para a ocasião foram planejadas palestras, oficinas e apresentações musicais.

Foto 1

 

A abertura oficial aconteceu às 9 horas do dia 18 de novembro, no Auditório do Campus, com a fala da Diretora Geral Ana Paula Ribeiro. Na oportunidade, Ana destacou a importância do evento para o ensino: “é um espaço para pensar e sair do cotidiano, um momento fundamental e garantido para a reflexão”. O Coordenador de Ações Inclusivas e, no momento, também do evento, salientou que é um tema que “deve ser discutido em todas as áreas, não só nas Humanas”.

Foto 2

 

A palestra que deu início ao primeiro dia do evento foi com o Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Alegrete, Roberlaine Ribeiro Jorge. O docente falou sobre os trabalhos realizados nas Comunidades Quilombolas do Angico (Alegrete) e do Rincão dos Fernandes (Uruguaiana). Roberlaine descreveu o resultado do questionário aplicado na comunidade do Angico sobre as crenças, o resgate da história de vida, a faixa etária, a escolaridade, a faixa salarial, entre outros dados. O professor também falou sobre modo de vida, identidade étnica e programas do governo federal para as comunidades quilombolas. Para finalizar, convidou o Professor Anderson Fetter para recitar o poema “Pensamento da Negritude”, escrito por ele mesmo.

Foto 3

 

Outro convidado da manhã foi o músico de Alegrete Thiago Simon. Thiago também é professor e esteve no Campus para dar uma palestra show sobre a contribuição da raça negra na música brasileira. O músico falou sobre a origem negra do Jazz, do Blues e do Rock e sobre a evolução do samba e da música negra. Thiago exemplificou todas as etapas da palestra através da música. Ele tocou e cantou Ismael Silva, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Martinho da Vila, Tim Maia, entre outros.

Foto 4

 

No turno da tarde e da noite, duas palestras com o Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Luís Augusto Farinatti, aconteceram no Auditório. À tarde, o professor falou sobre “Identidade e diversidade no mundo que construímos juntos: uma contribuição da História”. Farinatti salientou a relevância da área de Sociais/Humanas: “podem ajudar a interpretar melhor o mundo em que vivemos”. O docente falou sobre a História do século XIX e não se permitiu, quando perguntado, falar sobre discriminação racial: “sou homem, branco, de classe média, heterossexual e com 3º grau completo, não me permito falar de um assunto que quase não sofro, falarei apenas do que tenho propriedade para falar”. No turno da noite, Farinatti abordou sobre a História e a identidade regional na formação do olhar sobre a sociedade.

Foto 8

 

O segundo dia de evento teve a exibição do filme “12 anos de escravidão”, com plateia lotada e direito a pipoca, e a oficina sobre jogos africanos, a qual fez com que alunos e servidores refletissem sobre o elo entre o lúdico e a diversidade cultural. A oficina foi oferecida pela Professora Elenice Carvalho Alves.

Foto 6

 

No turno da tarde, o Músico e Professor Henrique Bragamonte falou e apresentou sobre a influência do Blues na música ocidental. Kiko, como é conhecido na cidade de Alegrete, fez uma palestra show. Enquanto explicava o tema, dedilhava notas em sua guitarra.

Foto 5

Concomitante à palestra aconteceu no Centro de Convivência, a oficina “Artes Plásticas: criação coletiva”, com o Artista e Professor Bolívar Marini. Bolivar ensinou aos alunos técnicas para pintar uma tela abstrata.

Foto 7

O encerramento do evento deu-se com a palestra da Professora Pedagoga Mariglei Dias, que veio da cidade de Rosário do Sul, para falar sobre a Comunidade Quilombola do Rincão da Chirca, daquela cidade. Mariglei apresentou o cotidiano das pessoas que vivem nessa comunidade.

Foto 9

Todas as atividades, voltadas para alunos e servidores, foram prestigiadas em grande público. A equipe de organização agradeceu a participação de todos no evento.

Foto 10

Ascom – Campus Alegrete