Foro permanece fechado até dia 30 de maio

O prédio do Foro de Alegrete permanecerá fechado até 30 de maio. O Poder Judiciário prorroga fechamento dos Foros do Estado, conforme Resolução do Conselho Nacional de Justiça e deliberação da Presidência do Tribunal de Justiça do RS até 31 de maio, podendo haver nova prorrogação.
Apesar de o Foro, em Alegrete, estar fechado todos os magistrados e servidores estão trabalhando remotamente nos processos. Tanto físicos quanto eletrônicos e os Oficiais de Justiça somente estão cumprindo as urgências com determinação expressa.


Os pedidos e petições podem ser enviados pelo PlantãoWeb (https://ppe.tjrs.jus.br/plantao1g/signin) ou para os e-mails [email protected] ou [email protected], inclusive para processos físicos.
Podem ser ajuizadas ações no Juizado Especial Cível pelos e-mails.
Os pedidos urgentes e processos do EPROC estão sendo executados normalmente (via remota).
Os prazos processuais dos processos eletrônicos (EPROC E ETHEMIS) estão fluindo normalmente desde o dia 04/05/2020 (segunda-feira), vedado os atos presenciais.
As audiências marcadas estão canceladas, sendo que as partes e advogados serão avisados das novas datas, quando marcadas.
As apresentações de apenados e pessoas em cumprimento a processos criminais estão dispensados das apresentações mensais, bimestrais e trimestrais até 18 de junho de 2020. Ou seja, da data de que deveriam se apresentar somar 90 dias conforme Ordem de Serviço expedida pelo Juiz da Vara Criminal de Alegrete, Dr. Rafael Echevarria Borba.
As certidões negativas processuais são expedidas diretamente pelo site do Tribunal de Justiça (basta pesquisar TJ RS Certidões e selecionar o tipo de certidão desejada).
Eventuais cargas de processos físicos podem ser agendadas com os cartórios, através dos e-mail dos Cartórios (endereços constam no site do TJ – “telefones e endereços”.
Pelo fato do prédio do Foro estar fechado não funcionam os atendimentos presenciais da Defensoria Pública (somente para urgências via Celular de plantão 99202-1747 das 12h às 18 horas), o Cartório Eleitoral e o Posto Avançado da Justiça Federal e em caso de urgências deverão entrar em contato pelos celulares de plantões que devem estar disponíveis no site dos respectivos órgãos.
Outras informações devem ser buscadas no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (www.tjrs.jus.br) onde são atualizadas diariamente.

Com informações de Osmar Shein