A Escola Estadual Freitas Valle, mesmo em isolamento social, mantém trabalho por um Planeta Mais Consciente e Solidário, também com enfoque em tudo o que o mundo está passando por conta da pandemia do coronavírus.
A professora do 1º ano, Auristela Fernandes, comenta que nunca pararam e enviam atividades aos alunos e interagem com estes, para que não se sintam tão dissociadas da Escola, já que não podem conviver diretamente com os coleguinhas e professores.
Ela diz que é uma situação diferente, mas que não impede que as crianças estudem e aprendam, para isso devem contar com ajuda dos pais, já que a maioria está em casa.
As crianças realizam atividades e enviam vídeos aos professores que estimulam os estudantes a continuarem . Também, realizam tarefas e tiram dúvidas pelo WhatsApp com seus professores.
Mesmo com a tecnologia, este tempo mostra a desiguldades lembram os professores, porque nem todos os pais e crianças dispõem de smartphones para acompanhar as aulas online.
A diretora da Escola Freitas Valle, Alessandra Mello Valadares Vessozi, diz que as aulas Programadas durante a quarentena fez com que os professores se reinventassem e mudassem o modo de dar aulas para que o aprendizado dos alunos ocorresse. Através da utilização de meios digitais as aulas chegam até a casa dos alunos e estes tiram dúvidas com os professores buscando alternativas para sanar a falta que o contato direto perdido com o isolamento social causou.
Ela diz que muitos alunos mandam mensagens para os professores relatando saudades dos professores e de seus colegas e não veem a hora de retornarem para a escola e para o convívio de todos. Enquanto isso não acontece vamos nos reinventando a cada dia,salienta.
Outras escolas também enviam atividades aos seus alunos e solicitam que os pais acompanhem e estimulem as crianças, porque para eles issa é experiência muito diferente e que nunca passaram antes.
Vera Soares Pedroso