Frio reascende venda de lenha em Alegrete

Nos dias frios, nada melhor que acender um fogo na lareira ou então colocar o fogão à lenha para funcionar. Para isso é necessário ter a matéria prima em casa, e quem garante o produto são as diversas lenheiras espalhados pela cidade.
A venda de casacos, cobertores e aquecedores não são as únicas que disparam quando o frio dá as caras na cidade.

O consumo de lenha, utilizada para alimentar lareiras e fogões, vem crescendo em movimento contrário ao das temperaturas, fazendo com que a comercialização do item mais que dobre em alguns pontos nessa época.
O Portal Alegrete Tudo visitou um local próximo ao centro da cidade que comercializa lenhas e tocos para lareiras.

Com a chegada do frio as vendas se intensificaram, e o proprietário já admite que o lucro ultrapasse os 100%.  A procura é tanta que, em alguns casos, o consumidor tem enfrentado fila para receber o produto. A lenheira presta o serviço de tele entrega sem custo adicional.
Localizada na Zona Central, já registra um atendimento superior ao mês passado. A tendência é atender 300 clientes até o final de semana.

O proprietário do estabelecimento, Rui Alves, que trabalha próximo à Estação Rodoviária, diz que as vendas aumentaram tanto que o ponto foi batizado de “Rei da Lenha”. Comercializando lenha de eucalipto e espinilho, emprega seis colaboradores.

O movimento é dia e de noite. Além de tocos para lareira, a procura por lenha é tanta que oferece a venda em sacos no valor de R$ 15. “O diferencial no atendimento é o tele-entrega, quando o cliente não dispõe de carro, a gente leva até a casa dele”, ressalta Alves.


Outro motivo determinante para a alta procura de lenha no período é a falta de planejamento dos clientes. Normalmente os consumidores só procuram o item quando o clima pede aquecimento. Se depender do Rei da Lenha os consumidores estão bem servidos.

Júlio Cesar Santos