Ginga sem Fronteira reúne capoeiristas de diferentes regiões do Estado em Alegrete

A capoeira transformou Alegrete, neste fim de semana, em ponto de encontro para praticantes de diferentes municípios do Rio Grande do Sul.

A quarta edição do Ginga sem Fronteira, promovida pela Associação Cultural Capoeira Arte Sem Fronteira (ACCAF Brasil–Cuba), movimentou a cidade no sábado (5) e domingo (6) com uma programação voltada à cultura, ao aprendizado e à integração entre grupos.

O encontro reuniu representantes de diferentes níveis da capoeira, entre mestres, contramestres, professores, instrutores e alunos. Vindos de várias regiões do Estado, os participantes trouxeram para Alegrete experiências e conhecimentos construídos em suas próprias trajetórias dentro da modalidade.

Entre os convidados estiveram o Mestre Sandrão e o Contramestre Pesado, acompanhados por alunos do Grupo Abará Capoeira, de Porto Alegre. Também participaram o Mestre Rabicó e a Instrutora Day, do Grupo Capoeira Liberdade, de Uruguaiana; o Mestre Dunga, de Canguçu; o Formado Pernalonga, da ACCAF Canoas; além do Mestre Pretto e da Professora Magnólia, do Grupo Capoeira Filhos da Roda, de São Lourenço do Sul.

Ao longo dos dois dias, os participantes tiveram contato com diferentes manifestações ligadas à cultura afro-brasileira. A agenda incluiu rodas de capoeira, momentos de troca de experiências, apresentações culturais e atividades formativas. O público também acompanhou a exibição e o debate do filme Agudás, além de apresentações de maculelê e samba de roda.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Outro momento da programação foi dedicado à discussão sobre o protagonismo feminino na capoeira, ampliando o espaço para o debate sobre a participação das mulheres e sua importância na construção e preservação dessa manifestação cultural.

A programação também marcou uma etapa importante para os alunos da ACCAF com a realização do 27º Batizado e Troca de Graduações. A cerimônia representa um momento de reconhecimento da evolução dos praticantes e da continuidade de sua caminhada dentro da capoeira.

Mais do que reunir diferentes grupos em um mesmo espaço, o Ginga sem Fronteira aposta na circulação de conhecimentos e na aproximação entre comunidades. A proposta é fazer da capoeira uma ponte entre pessoas de diferentes lugares, preservando sua dimensão cultural e educativa e, ao mesmo tempo, sua história de resistência.

O conceito desta edição é traduzido no lema “Ginga que respeita, cultura que liberta, amizade que não tem fronteiras”, que sintetiza a proposta do encontro de fortalecer relações por meio da capoeira e valorizar a diversidade de experiências existentes dentro da manifestação.

A realização conta com o apoio da Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e do Colégio Divino Coração.

Foto: Alair Almeida

⚠️Todo conteúdo reproduzido nesta página é exclusivo do Alegrete Tudo e protegido por direitos autorais. É vedada a reprodução total ou parcial sem autorização prévia e expressa, mesmo com a devida citação da fonte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*