Custo mensal será de R$ 15,4 mil. Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicou que contrato faz parte do plano de contingência para combate ao coronavírus, mas contêineres não serão usados para mortes pela doença.
O governo do Rio Grande do Sul alugou temporariamente oito contêineres refrigerados com capacidade para armazenar até 400 corpos. O contrato, de três meses, tem custo mensal de R$ 15,4 mil, e pode ser prorrogado, caso necessário.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o aluguel faz parte do plano de contingência do estado para combate à pandemia do coronavírus e será usado para armazenar corpos de vítimas de crimes violentos, como homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.
A SSP informou à RBS TV que os contêineres não se destinam ao armazenamento de corpos de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19. Para esses casos, segundo a secretaria, o fluxo se dá por meio dos hospitais e do sistema funerário.
“Reforça-se, portanto, que o material não se destina às vítimas da Covid-19. Eles foram alugados como parte do plano de contingência, como medida de prevenção caso o sistema funerário viesse a enfrentar dificuldades, o que poderia acarretar na demora de liberação dos corpos armazenados pelo IGP. Até o momento, não se mostrou necessário utilizar dessa logística preventiva e não há também indicativo de que venha a ser”, explicou a secretaria.
O aluguel dos contêineres deve ajudar na ampliação da capacidade de atendimento do Departamento Médico-Legal (DML) e dos Postos-Médico-Legais (PMLs) do interior, informou a SSP.
O local onde os contêineres estão depositados não foi divulgado por questão de segurança.
Fonte: G1