
O convite partiu do professor de técnicas de palhaçaria Jéferson Rachewsky — ator, palhaço, artista circense e diretor do espetáculo Das Cinzas, Coração.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Durante a visita, Petrônio foi calorosamente recepcionado por Jéferson e realizou um tour por diversos pontos turísticos da capital gaúcha, como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Gasômetro. No entanto, o principal objetivo da viagem foi a busca por qualificação e aprendizado. O professor teve a oportunidade de participar dos bastidores do espetáculo, conhecer processos de organização e técnicas cênicas, contando com o apoio de uma intérprete de Libras da empresa INCLUSIVE, de Alegrete, garantindo acessibilidade comunicacional.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp


Petrônio Machado reafirma, por meio dessa experiência e da evolução contínua do grupo Surdos do Barulho, que a inclusão de pessoas com deficiência — especialmente surdos — na Cultura e nas Artes é não apenas possível, mas essencial. Trata-se de uma forma de valorizar talentos, promover equidade e revelar o imenso potencial dessas pessoas.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O professor também faz questão de agradecer ao SESC Alegrete pelo apoio e por proporcionar o contato entre os artistas locais e a Cia. Quimera Criações Artísticas (POA), por meio de uma oficina que também contou com intérprete de Libras, assegurando a participação plena dos surdos nesta importante formação.
