De acordo com a portaria do MEC N° 395 de 15 de abril de 2020, fica determinado que as aulas não presenciais do IFFar irão até o dia 14/05, após isso, a suspensão de imediato do calendário acadêmico.
Na tarde de ontem(17), Nelson Viapiana, atual presidente do grêmio estudantil do IF Farroupilha – Campus Alegrete e conselheiro do conselho superior (CONSUP) representando os discentes (alunos) do campus, entrou em contato com o PAT.
Ele explicou sobre as atividades de todo o IFFar. Desde que começou a se intensificar a pandemia do COVID-19, foi decretado à suspensão das aulas presenciais, as mesmas deveriam ser substituídas por aulas remotas, usando tecnologias que achassem mais cabíveis, de acordo com a portaria do MEC 345.
Porém, nesse período, muitos alunos de vários lugares e diferentes situações relataram problemas como dificuldade de acesso a internet, equipamentos, problemas com ansiedade, falta de comunicação, entre outros. A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha formou o comitê institucional de emergência (CIE), para tomar providências em meio à situação de calamidade pública. Através de reuniões semanais foram tomadas medidas e estratégias para ajudar os discentes. Com uso de ferramentas foram coletadas as diferentes situações do IF Farroupilha em relação ao cotidiano dos alunos nesse novo sistema de atividades remotas.
O conselho superior é o órgão máximo do IFFar, sendo o mesmo a única estância deliberativa do mesmo, formado por representantes discentes, técnicos administrativos, docentes, sociedade civil organizada e diretores de cada respectivo campi. Estamos passando por uma situação em que medidas deveriam ser tomadas para proporcionar o melhor à comunidade acadêmica, assim no dia 06/04 foi convocada a 1° reunião extraordinária do CONSUP. As pautas seriam valiar as medidas emergências tomadas como o Auxílio Emergencial/Auxílio Inclusão Digital, entre outros, e a suspensão do calendário acadêmico. A última pauta foi a mais discutida, onde havia vários cenários sobre a continuação das atividades não presenciais.
“Foi de consenso que não poderíamos tomar uma decisão tão profunda sem a opinião indicativa da comunidade acadêmica da instituição, assim, concluímos que devíamos criar um novo questionário direcionado a esse assunto. Com a ajuda dos representantes e lideranças estudantis fizemos uma ampla divulgação entre todas as unidades da rede IFFar e foi montado uma nova base indicativa para discussão, tanto dos docentes, técnicos administrativos e discentes.” – comentou.
No dia 15/04 ocorreu a 2ª reunião extraordinária do CONSUP, onde com essa pesquisa debatemos diferentes pontos de vistas, reflexões e opiniões. Se teve por mais votado que as atividades remotas do Instituto Federal Farroupilha fossem até o dia 14/05 desde que a portaria do MEC seja prorrogada para além do dia 17/04, pois, o IFFar possui 2 calendários acadêmicos, o de nível técnico integrado ao médio e de nível superior, e a portaria do MEC está valendo somente para o de nível técnico, seria inviável separar os dois calendários, já que os docentes dão aula para ambos os níveis e os mesmos não estariam nivelados futuramente, causando transtornos.
Caso não haja essa prorrogação, a partir dessa data será suspenso o calendário acadêmico, mas atividades de ensino deverão seguir. A forma como isso ocorrerá ainda será discutido. As atividades administrativas seguem através de home office até o retorno das atividades presenciais, ainda sem definição.
Durante todo o período com ou sem a suspensão do calendário acadêmico, será pensado em novas estratégias e planejamentos para haver uma maior acessibilidade e inclusão.
Esclarecimento:
1) Se os alunos têm dúvidas sobre o que é a suspensão do calendário acadêmico?
NV) Diferente de cancelamento, onde voltamos a estaca zero do ano letivo, a suspensão é nós paramos as atividades agora e retomar de onde paramos quando for viável, com todo um planejamento para que os alunos tenham reforço e sejam nivelados.
2) E os estágios e práticas?
NV) Os estágios e práticas de acordo com a portaria do MEC, é inviável as mesmas sem serem presencialmente, assim são vetadas e proibidas de serem feitas. Assim os alunos não serão prejudicados.
3) Mas com a suspensão iremos repetir o ano/rodar?
NV) Jamais, iremos retomar de onde paramos e será feito um esforço para que todos tenham uma qualidade de ensino e formação na sua área.
O presidente do grêmio estudantil do IF Farroupilha ainda enviou conteúdos para análise.
Em anexo, documentos relacionados as pesquisas e links: