Imagens da chuva que atingiu média de 180mm no interior de Alegrete

A tão aguardada chuva chegou em Alegrete na noite de ontem. Até às 17h desta quinta-feira(21), a Defesa Civil do Município já havia registrado 165 milímetros (mm) de precipitação.

A forte enxurrada alagou pátios e algumas casas também foram invadidas pelas águas. A coordenadora da Defesa Civil, Maysa Moreira, esteve em alguns locais verificando in loco como estava cada situação.

Ela destacou que as pessoas não saíram de suas casas, por ser enxurrada a elevação é momentânea. No bairro Honório Lemes os moradores conversaram com a reportagem e citaram que em razão da falta de alguns boeiros, muitas casas estão ilhadas. Um dos moradores disse que já há tratativa com a Prefeitura, mas estavam reivindicando atenção naquele local.

Nas ruas e Avenidas também foi possível constatar vários pontos com muita água em cima da pista. Na Avenida Tiaraju, em frente à Padaria Nosso Sonho, em determinado período, conforme o volume de veículos e a velocidade que passavam, o estabelecimento também era invadido pelas águas.

No equipamento da CPRM já foram registrados 142mm de chuva desde a noite de ontem até o momento (às 17h15), sendo que aparentemente a chuva não encerrou e continuará por mais algum tempo.

Quanto ao nível do rio Ibirapuitã, este já atingiu 3,24m nas réguas da CPRM, o que representa uma elevação de 2,26m de ontem para hoje.

CPRM é uma empresa do Governo Federal fundada em 1969 e a sigla significa Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Mas este é um nome que foi abandonado ainda na década de 90, quando a empresa trocou para Serviço Geológico do Brasil. Como a empresa já era conhecida pela sigla, ela foi mantida. Oficialmente, hoje, a referência à empresa é feita como Serviço Geológico do Brasil – CPRM.

A previsão para esta sexta-feira(22), é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Precipitação de 30mm e mínima de 12°C com máxima de 18°C, conforme o Climatempo.

No interior a média é de cerca de 190mm. No Catimbau o registro está em 185mm, segundo o grupo Portal do Produtor. Esta chuva é um alívio para os produtores que estavam apavorados com a forte estiagem no Município.