O evento, atração para crianças e adolescentes de até 14 anos, celebra a arte e a tradição gaúcha em modalidades como danças tradicionais, danças gaúchas de salão, chula, declamação, intérprete solista vocal, gaita ponto, gaita tecla e violão.
Nesta edição, participam 151 invernadas de 30 cidades do Rio Grande do Sul. Alegrete está representada por dois grupos: a Invernada Mirim do Centro Farroupilha de Tradição Gaúcha (Força A) e o Grupo Nativista Ibirapuitã (Força B).
Leia mais: Advogado, médico e pastor: Dr. Charles Lins recebe título de Cidadão Alegretense
O Grupo Nativista Ibirapuitã se apresentou na quinta-feira (5), ao lado de 31 entidades do Bloco 2, com a coreografia: “foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade”. A equipe técnica do grupo conta com Rafael Machado e Tayara Carus, enquanto a instrução é conduzida por Linicker Macedo e Cristiele Silveira.
Já a Invernada Mirim do Centro Farroupilha terá sua apresentação neste sábado (7), pela manhã. Os instrutores do grupo são Patrícia Silveira e Andrei Aquino, com suporte técnico de Mateus Freitas, Rogério Ramires e Toni Pereira. A coreografia de entrada é sobre a Tropa de osso, brincadeira onde as crianças juntavam ossos de animais, criando assim a sua tropa, cada ossinho representava um tipo de animal (Coreógrafo Rodrigo Guterres).
As apresentações têm início diário às 8h e seguem até o domingo, quando os 20 melhores grupos disputarão o título final. As provas incluem diversas categorias e destacam as danças tradicionais como as mais esperadas.
O evento também é uma oportunidade de preservar e difundir a cultura gaúcha, que envolve práticas como chimarrão, danças, músicas e comidas típicas, além de promover o envolvimento intergeracional por meio dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).
Além do FestMirim, Santa Maria sediará o FestXiru, apresentado ao público acima de 30 anos, entre os dias 13 e 15 de dezembro, no mesmo local.