João Antônio Fin, o radialista da voz “aveludada” morreu em Farroupilha

O rádio gaúcho alegretense perde um ícone. Morreu na madrugada desta quinta-feira(23), em Farroupilha, onde há alguns anos residia João Antônio Fin, aos 76 anos.

De acordo com um dos filhos, Angelo Fin, o pai estava em Porto Alegre, na casa de um irmão quando teve um mal estar, foi hospitalizado em Farroupilha e não resistiu.  Um dos colegas e amigo de longa data, Alair Almeida, disse à reportagem que foi com muita tristeza que recebeu, ainda na madrugada de hoje, a notícia do falecimento do colega de rádio, João Antônio Fin.

Alair descreve que durante as décadas de 70 e 80, a inconfundível voz de João Antônio Fin dominou o rádio alegretense, especialmente na Rádio Alegrete, apresentando noticiários e programas musicais.

A sua vinda para Alegrete deu-se através de Daniel Silveira, que na época era gerente da Rádio Rio Pardo, uma das emissoras da rede Reunidas, de Frederico Ballvè. João Antônio era operador de rádio, mas Daniel Silveira viu nele um talento na voz e o transformou em locutor da emissora.

Mais tarde, já gerente da Rádio Alegrete, Daniel foi buscá-lo em Rio Pardo para integrar o seleto grupo de locutores da emissora em que despontavam Samuel Marques, Rafael Villar Rios, Auri Dorneles, Luiz Alberto Vargas, Edgar Hudson, Terezinha Moura, José Augusto Vargas e Jucelino Medeiros. Era um time qualificado.

Com um timbre de voz personalíssimo, João Antônio firmou-se na emissora onde trabalhou por mais de 15 anos. “Foi meu colega de Rádio e depois que deixou a emissora, foi atuar na área assistencial do comunicador Sérgio Sambiasi, em Porto Alegre. Com frequência me ligava para saber das novidades de Alegrete, cidade onde ele trabalhou e viveu boa parte de sua vida. João Antônio Fin, um baita cara, profissional correto, parceiro e amigo dos amigos. Deixou a marca de sua personalidade, afável, divertido, tanto que até hoje, quando a turma do rádio se reúne para relembrar tempos passados, é muito difícil João Antônio Fin não ser citado, por ter sido esse profissional muito querido e com as suas mais descontraídas histórias. Descansa em paz, no Reino de Deus, João Antônio Fin.”- completou Alair Almeida.

 

As lembranças dos encontros festivos na Rádio Alegrete. Anos 70′. Paulo Renato Rodrigues ,Alair Almeida, Jader Madeira, João Antônio Fin e Luiz Rosalvo Leal. — com Gaspar Concórdia. Em pé, Marcelo da Silva(hoje, diretor da rádio Gazeta). Foto de Alair Almeida.

 

Com informações Alair Almeida