Dentro da Programação da 17ª Semana da Mulher em Alegrete, neste dia 10 de março, na Câmara de Vereadores, a Liga Feminina de Combate ao Câncer abordou sobre a saúde da mulher.
Temas que preocupam, como cuidados e incidência de câncer de mama, útero, doenças cardiovasculares e avc estiveram sendo tratados por voluntárias da Liga.
Ester Simões, técnica em saúde da 10ª CRS e voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer, explicou com dados que as principais causas de mortes de mulheres no Brasil são: câncer de mama,útero, infarto agudo do coração e AVC
Ela salientou que isto se deve a vários fatores mas, em especial, a falta de prevenção, tabagismo, sobrepeso e sedentarismo.
Um dado que impressiona é que a cada ano 17 mil novos casos de câncer de útero são registrados no Brasil. Um das causas é a infecção por HPV, que vem da troca de parceiros, iniciação sexual precoce, salientam as técnicas da Liga
Também lembram que desde de 2014, as meninas de 9 a 12 podem fazer a vacina contra o HPV. Primeiro iniciou na comunidade escolar, agora ela é oferecida nas unidades básicas de saúde dos bairros de Alegrete.
– Câncer de mama tem cura, enfatizou Ester Simões. As mulheres têm que fazer exames preventivos, o auto exame e qualquer diferença em suas mamas devem procurar um médico.
A Liga também coloca que, a partir dos 50 anos, as probabilidades das mulheres serem acometidas tanto por câncer de mama, como de útero aumentam. Portanto, nesta faixa etária, devem ficar ainda mais atentas e fortalecer a prevenção, lemba Helena Carlesso presidente da LIGA em Alegrete.
Fotos: Vera Soares Pedroso