Mais da metade do arroz já saiu da lavoura

Os dias mais quentes, na semana passada, ajudaram os produtores a colher mais da metade da safra de arroz de Alegrete. Até o momento,dos 58.407 hectares da área cultiva, 53% ja foi colhido, segundo cálculos do chefe do Escritório do IRGA em Alegrete, agrônomo Leonardo Acosta.

A produtividade é considerada boa pelo IRGA, sendo colhidos 8.320 Kg por hectare, em comparação ao ano passado, quando a produção foi de 7.980 Kg/hectare  Somando com a área plantada em  Manoel Viana, atendido pelo IRGA local, chega a 61 mil hectares de arroz nesta safra. A previsão é de que a lavoura de arroz daqui vai produzir, nesta safra, 9,5 milhões de sacas. O município pode armazenar, para os  produtores, cerca  de 6, 392 milhões de sacas do produto.

caal

CAAL

Só a indústria da CAAL, na Br 290  já recebeu 1.500.00 sacas de arroz, 55% do total previsto para este ano. Quem passa pela BR 290 pode ver a quantidade de caminhões entrando e saindo na Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda.

Agora é o auge da colheita e os produtores trabalham muito para aproveitar o tempo bom. Nesta quinta-feira,26 os números da CAAL mostraram a fartura da safra de arroz em Alegrete. Só a indústria da Cooperativa recebe, em média, 78 mil sacas de arroz  em casca por dia. Primeiro os grãos são colocados em moegas e depois vão para os silos.

caal 4

Os caminhoneiros de varias localidades, de lavouras do interior de Alegrete e até de municípios vizinhos aguardam em filas a hora da descarga. A demora varia entre 8h e 12 h. A CAAL é a única Cooperativa que oferece refeições gratuitas para os caminhoneiros que esperam na fila o momento de descarregar, informou o presidente  José Alberto Pacheco Ramos. A previsão é de que a Cooperativa receba, nesta safra 150 mil toneladas, o que vai representar um aumento  de 10%  a mais do que na safra passada. Devido a isso, a equipe da CAAL comemora de estar entre as três maiores cooperativas de arroz do Estado.

Fotos: Alair Almeida