Na última sexta-feira, 7 de outubro, o governador do Estado apresentou alguns pontos do pacote de medidas que pretende levar à Assembleia Legislativa para alterar as carreiras dos servidores públicos estaduais. Segundo o site GaúchaZH, entre as medidas estão novas regras para os adicionais de tempo de serviço, o fim da incorporação de funções gratificadas, alterações no plano de carreira do magistério e descontos maiores para a Previdência.
Entre as categorias mais afetadas está a dos professores. A vereadora Maria do Horto destaca que essa é uma estratégia do governo do Estado que visa retirar direitos adquiridos ao longo do tempo pelos trabalhadores, alegando que pagará o piso salarial da categoria. Para a vereadora, essa estratégia é uma tentativa de ludibriar os trabalhadores e mais uma medida que precariza a educação do Estado e retira direitos.
Para Maria do Horto, a política de governo do Estado vem sendo perversa com os servidores públicos. O encaminhamento dessas propostas se somam aos parcelamentos de salários e demais retiradas de direitos que vêm ocorrendo nos últimos anos.