Mesmo com 11 casos confirmados, Alegrete mantém situação sob controle em relação ao Coronavírus

Com seis pacientes curados, Alegrete  registrou na noite de ontem (27), o 11° caso de Covid-19.

Destes, até o momento são cinco ativos, sedo quatro em isolamento domiciliar e um hospitalizado. Além de quatro pessoas suspeitas e 62 em atendimento da rede de saúde municipal. O total até o momento foram 88 pessoas assistidas pela Secretaria de Saúde  e 77 testadas.

Esses números comparados ao contexto estadual e nacional é favorável para o Município. Nada que tenha que ser comemorado ao ponto de pensar que a Pandemia será sempre branda, mas serve como um incentivo a todas as medidas adotadas até aqui. Esse é o reflexo positivo das ações entre a Prefeitura, Secretaria de Saúde, Santa Casa, 10ª CRS, Exército Brasileiro, entre outros.

Para compreender mais sobre a evolução de todo trabalho e o quadro atual relacionado ao novo coronavírus, em Alegrete, a reportagem falou com a Secretária de Saúde Bianca Cassarotto e a médica pneumologista Simone Estivalet.

Secretária Bianca

Ela acha que é cedo pra comemorar, o frio está só começando. Provavelmente haverá aumento no número de casos.
Mas, até o momento, acha também que os números estão relacionados a vários fatores: o fechamento que ocorreu no final de fevereiro, quando houve o primeiro Decreto em relação ao comércio e a suspensão da aulas.  As ações precoces, com o isolamento social e a organização do Sistema de Saúde do Município foram importantes. Outro destaque foi o planejamento quanto aos pacientes das ESFs, os de rotina. Como o atendimento de muitos pacientes não poderia parar, como o caso das gestantes, crianças e doenças crônicas. O agendamento e todo trabalho da equipe para que não houvesse aglomeração de pessoas foi responsável por muitos ganhos. Além das receitas de medicamentos controlados que foram validadas para seis meses e demais medicamentos de rotina para um ano. Isso fez com que o fluxo de pessoas caísse considerávelmente, e as equipes das ESFs estão desenvolvendo um trabalho rigoroso junto às pessoas com síndromes gripais. Essa intervenção pregressa auxiliou em muitos fatores, assim como, o apoio realizado na tenda montada pelo Exército em frente ao hospital.

Para finalizar, a Secretária citou a conscientização da população. Ela acrescenta que um número muito significativo de pessoas teve que realizar viagens, mas foi responsável quanto ao isolamento social. Cumpriram todos os critérios divulgados pela OMS.

Também evidenciou o trabalho realizado pela fiscalização. A unificação realizada pelo Prefeito Márcio Amaral e, as recorrentes operações turno integral dos locais que precisam cumprir normas de acordo com os Decretos, são o resultado de um governo Municipal preocupado com toda a população.

A consciência de que o uso da máscara, higienização e o distanciamento são situações básicas, mas que norteiam os resultados positivos na área da saúde sem um colapso, demonstra que o caminho está correto. O trabalho do Cerest e da Vigilância Epidemiológica no Frigorífico e nos asilos, também foi citado.

“Não estamos livres de um surto, embora a nossa situação atual seja em razão de todos os fatores já destacados’ – comentou.

Dra Simone Estivalet

A médica pneumologista, que está à frente do trabalho realizado pela equipe da Santa Casa, com demais colegas falou que neste dia, Alegrete registra apenas um paciente, alegretense, hospitalizado na UTI Covid-19. A situação do homem de 63 anos é estável. Em momento algum, ele precisou de ventilação mecânica.

Dra Simone, também, atribui às medidas profiláticas um dos principais motivos para o quadro atual. Isso considerando o comércio e a suspensão das aulas, o que limitou muito a circulação de pessoas e a aglomeração. O planejamento do Prefeito Márcio Amaral, aliado ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde também contribuiu para que os casos fossem minimizados, sem uma sobrecarregada à Santa Casa.

A médica também ressaltou o trabalho das ESFs, a montagem do serviço na Santa Casa, com a tenda que realiza um atendimento de triagem e a sala respiratória.

A médica atribuí o bom andamento do trabalho às ações bem coordenadas, à população pela conscientização, pois na sua maioria está agindo como é determinado pela OMS. Considerando que o uso das máscaras, o isolamento dentro do possível e a higienização são aliados indispensáveis.

No momento, Alegrete está vivenciando um aumento de casos, porém, com alto índice de pacientes curados, mais de 55%. E o principal é que, até o momento, nenhuma pessoa do Município precisou usar a UTI com a ventilação mecânica. De todos os 11 pacientes confirmados, apenas um, precisou de hospitalização na ala Covid-19, da Santa Casa, entretanto, com uma situação estável. Os demais foram encaminhados para isolamento domiciliar e aqueles que foram testados e já estavam curados.

A Santa Casa de Alegrete registra, hoje, dez leitos UTI Covid-19 com respiradores e, também, é referência no Estado podendo receber pessoas de outros Municípios que compreendem a área da 10ªCRS.