Mesmo com o aumento no número de casos, Alegrete deverá seguir na bandeira laranja

Apesar de ter visto o número de casos confirmados da Covid-19 mais que triplicar desde o início da última semana, Alegrete deverá ser mantida na bandeira laranja dentro do Distanciamento Social Controlado do Estado.

É esse o sistema que define os protocolos e as restrições impostas aos municípios a partir dos dados de propagação do coronavírus e da capacidade de atendimento hospitalar que são calculados semanalmente. A definição da bandeira sai hoje, sexta-feira (07).

Alegrete havia registrado 50 infectados entre segunda e quinta desta semana. Com 101 casos ativos, o município já teve 11 mortes por Covid e 91 pessoas estão em isolamento domiciliar, com 10 hospitalizados.

Além de sete pessoas estarem aguardando resultados, 319 apresentam sintomas gripais e passam por observação preliminar.

Ontem (06), o governador Eduardo Leite e equipe colheram os dados de todas regiões do Estado para definirem a bandeira, divulgação que deve ser realizada hoje. Numa avaliação dos números cadastrados pelo governo e atualizado às 9h09 min desta sexta-feira, a situação da região 03 deverá permanecer na cor laranja.

Com 9 hospitais, a região Uruguaiana 03, está com 66,6 % de taxa de ocupação em leitos de UTI adulto. São 71 leitos dos SUS que estão com 43 pacientes e mais 9 internados em sete leitos particulares na cidade de Uruguaiana.

Dos 163 leitos covid fora de UTI, 36 estão sendo ocupados conforme atualização nesta manhã. Já os 78 respiradores em UTI, 24 deles estão em uso (30,8%). Numa análise dos 52 pacientes internados em UTI, 41 não contraíram coronavírus, diferente de outros 10, que foram confirmados. Um pacientes é suspeito de covid ou outras síndrome respiratórias agudas.

Em Alegrete, a situação na sexta conforme dados apresentados pelo Estado, revela que dos 18 leitos em UTI, 10 deles estão ocupados com pacientes do Sistema Único de Saúde e a taxa de ocupação é de 55,6%.

Já nos leitos covid-19 que estão fora da UTI, a ocupação é de 83,3%, com 15 pacientes hospitalizados resta três leitos. Na UTI são 18 respiradores e sete deles estão em uso, revelando uma taxa de 38,9%. Dos 10 pacientes na unidade de tratamento intensivo, oito deles não tem covid, dois tiveram confirmação da doença.

Júlio Cesar Santos                                          Foto: Eduardo Silveira