Prefeito e convidados projetam o fim de semana do Dia dos Pais

Mais uma live foi realizada na noite de ontem(6), através da página do Prefeito Márcio Amaral para trazer informações e esclarecimentos sobre o atual momento do Município em relação à pandemia.

A live conduzida pelo Prefeito, Márcio Amaral, contou com a presença da coordenadora das equipes de fiscalização integrada da Prefeitura, Rose Martins, Secretária de Saúde, Bianca Casarotto, Delegado Regional e responsável pela DPPA de Alegrete, Valeriano Neto e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo.

Novamente os participantes destacam o trabalho incansável que vem sendo realizado pelo Município em prol da saúde de todos. Todos os órgãos e pessoas que compõem o Comitê de combate à pandemia, buscam um equilíbrio para que o momento seja superado da melhor forma possível.

Durante a fala do Prefeito Márcio Amaral, entre seus comentários, ficou claro a forma distinta como muitas pessoas compreendem este período que exige muito do coletivo. É preciso pensar na comunidade para que o vírus não venha a ter uma disseminação desenfreada e, desta forma, ocorra a superlotação nos leitos da Santa Casa.

Rose Martins, destacou que tem conhecimento do déficit de fiscais, porém, também acrescentou que a demanda está acima do limite em razão da falta de entendimento de algumas pessoas que mantêm a rotina. ” Somos servidores públicos, servimos a vocês, mas precisamos da colaboração de todos” completou.

Já a Secretária Bianca Casarotto, mais uma vez, explicou sobre a realização dos testes e o motivo que não está acontecendo uma testagem em massa. Os testes têm um custo alto e para este controle deveríamos realizar a cada 15 dias na população, além da informação de que grande parte da população será assintomática, por esse motivo a relevância de seguir o protocolo. E, o mais importante, que as pessoas com síndromes gripais que estão em isolamento social, que assim permaneçam, respeitem as medidas e atendam às equipes, seja por telefone ou não. “Há 64 bairros, não é possível fiscalizar todos de forma efetiva, por esse motivo cada um deve fazer a sua parte” – comentou.

Dando sequência na live, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo, foi precisa em relatar o trabalho incansável que vem sendo realizado para buscar o difícil equilíbrio em meio a todos os transtornos. Ela ressaltou que recebe inúmeras sugestões e argumentos, mas esclarece que todas as medidas estão sendo adotadas para que as pessoas entendam que isso se deve ao cuidado da saúde de toda a população e da saúde da cidade.” Não há interesses partidários, não é uma questão de prejudicar esse ou àquele comércio e sim, unir forças pois o problema é de todos. Estamos em uma fase complicada da pandemia precisamos trabalhar para não chegar ao colapso” – destacou.

Ao final da declaração da Secretária Caroline, o Prefeito Márcio Amaral passou a palavra para o Delegado Regional e responsável pela DPPA de Alegrete, Valeriano Neto. O policial reafirmou que a equipe de fiscalização terá o apoio da Polícia Civil e que  há uma determinação do Ministério Público quanto à aplicação da lei para àqueles que não cumprirem às normas em relação às medidas de combate ao novo coronavírus. O Delegado cita que a fiscalização tem como objetivo coibir a disseminação do vírus, além da pessoa ser responsabilizada criminalmente e gerar antecedentes policiais, assim como, poderá gerar uma reclusão de um ano ao infrator.

Para finalizar, o Prefeito Márcio Amaral respondeu mais alguns comentários, falou sobre algumas dúvidas em relação a abertura das quadras esportivas, um dos temas questionados pelos internautas. Ele comentou que isso pode ocorrer mas, por outro lado, também, há uma orientação dos médicos que estão atentos aos níveis de stress que a população está passando e que os exercícios físicos sejam realizados, dentro dos protocolos, pois contribuem na melhora emocional. Também acrescenta que há um controle rigoroso nestes locais imposto pelo Decreto. O Prefeito acrescentou que este domingo será um dia de comemorações, pela data relacionada ao Dia dos Pais, mas o melhor presente, ainda é o cuidado. Evitar aglomerações e manter os cuidados com as pessoas que se ama, é a opção que deve ser adotada para que a data não tenha um resultado negativo, porque uma pessoa contaminada pode infectar um número considerável e, o mais importante, cada organismo reage de forma diferente.