Moradores de residencial popular estão sem luz 15 dias após a mudança

Grupo que foi sorteado com casas no Dom Ivo Lorscheiter foi à sede da AES Sul exigir uma solução

casa

As 578 famílias contempladas com casas no mais novo residencial de Santa Maria teriam tudo para comemorar o fato de terem sido sorteadas. Mas esta não é a realidade no momento. De acordo com os moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, construído no bairro Diácono João Luiz Pozzobon, cerca de 80% das residências entregues às famílias há duas semanas ainda estão sem energia elétrica.
Na manhã desta segunda-feira, cerca de 10 moradores foram até a sede da AES Sul em Santa Maria, na Rua Venâncio Aires, para cobrar uma solução da concessionária. Segundo um morador que não quis se identificar, a AES Sul ligou a luz de algumas casas vazias e não ligou de casas já ocupadas por moradores.
_ Eles não tiveram critério na hora de ligar a energia. Eu tenho criança pequena em casa, eles deveriam levar isso em consideração _ afirma o morador.
Enquanto o problema não é resolvido, ele tem se virado com comida enlatada e um isopor para refrigerar alguns alimentos. Temendo que a casa seja invadida, a família não quer sair de lá. A AES Sul afirma que a situação já está sendo verificada.
Vanessa Oliveira Polletti, 33 anos, também mora no residencial e reclama do descaso da AES Sul. Ela é deficiente visual e tem um filho de 9 anos com bronquite, que precisa de nebulização.
_ Colocamos comida fora. Meu filho precisa de assistência e não tenho luz para atender ele quando tem crise _ lamenta Vanessa.
O operador de máquinas, Maicon Rigo, 28 anos, foi um dos contemplados com a casa no residencial. Ele conta que a esposa sofre de asma e precisa fazer nebulização com frequência, o que impossibilitou a mudança.
_ Nós ainda não nos mudamos porque precisamos da luz. Eu venho quase todos os dias verificar a situação, com medo de alguém invadir minha casa.
Em nota, a assessoria da AES Sul informou que já efetuou a ligação da energia elétrica em 194 residências e que a partir de terça-feira, as demais 277 serão ligadas. Confira a nota de esclarecimento logo abaixo:
“Os pedidos de ligação de energia elétrica entraram na AES Sul a partir do dia 17 de dezembro. Nos dias 18, 19 e 20 a empresa efetuou 194 ligações. No dia 20 chegou o primeiro dos três temporais que atingiram fortemente a Região Central e outras regiões atendidas pela AES Sul, o que impediu a continuidade das ligações, devido às ocorrências de emergências. Todo o contingente da AES Sul foi deslocado para atendimento às demandas dos temporais. A previsão para ligar as demais 277 residências do condomínio é a partir de amanhã. Para ligar a energia nas residências, os técnicos fazem vistoria das instalações de entrada da energia em cada casa e, estando tudo dentro dos padrões, instalam os medidores e concluem a ligação.”

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA