Morreu padre Holmes, um grande líder espiritual

Morreu na manhã de hoje(16), o Padre Holmes Conzatti, ocorrido em Tucunduva-RS, onde se encontrava junto aos seus familiares desde o início do ano. No ano de 1981, o sacerdote foi Vigário Paroquial em Alegrete onde teve a sua passagem pelo Município durante um ano. Porém, retornou no ano de 1984 período em que atuou como vigário por  na nove anos e posteriormente assumiu como Pároco da mesma Paroquia, Imaculada Conceição de 1994 a 2000. Durante os 16 anos em Alegrete sua atuação deixou um grande legado de humildade, solidariedade e compaixão.

Ousado, abigeatário abate animal no galpão da propriedade

De acordo com o jornalista Alair Almeida, Padre Holmes era muito mais do que um sacerdote, ele era um orientador espiritual. Alair descreve que muitas famílias buscavam orientações com o vigário que também tinha a formação como psicólogo. “Ele tinha uma preocupação muito grande em relação aos jovens. Participava do EJA e fazia muitas palestras. Todos que buscavam auxílio depois de uma conversa com o Padre Holmes saiam renovados, era uma pessoa fantástica” – completou.

Depois de gravíssimo acidente, ele contrariou prognósticos médicos, venceu cada desafio e hoje vê a vida com outros olhos

Padre Holmes teve uma participação muito importante na cidade. Embora residindo em Uruguaiana por vezes participava de celebrações em Alegrete. Ele estava com 87 anos. Na noite desta segunda-feira, será realizada uma Missa na Igreja Matriz.

 

Padre Holmes nasceu no dia 05 de agosto de 1933, em Bento Gonçalves – RS.  No dia 14 de março de 1959, na Igreja dos Padres Lazaristas, em Roma, fora ordenado presbítero.

A Diocese de Uruguaiana também lamentou a morte do padre e destacou sua grande dedicação e testemunho de vida que deixou em todas as comunidades que passou.

A pandemia provoca dúvidas quanto a horários para sepultamentos no Cemitério Municipal

Como padre, permaneceu em Roma especializando-se em Direito Canônico (1959-1960) depois foi professor no Seminário Sagrado Coração de Jesus (1961-1965). Na sequência foi assistente e professor no Seminário Maior de Viamão (1966-1978), além de Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Borja (1979-1980); Vigário Paroquial em Alegrete (1981); Vigário Geral da Diocese de Uruguaiana (1982-1983); Vigário Paroquial em Alegrete (1984-1993) e Pároco da mesma Paroquia, Imaculada Conceição (1994-2000).

A frágil Lorena, que chegou pesar 700 gramas, deu lugar a uma brava lutadora pela vida

O sacerdote ainda foi Vigário Geral e Vigário da Catedral (a partir de 2001); Reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus (2004-2005) e Vigário da Catedral (residindo no Bispado de Uruguaiana, desde 2006).

Já em Viamão, acompanhando os seminaristas maiores, Padre Holmes cursou Psicologia, na PUC – Porto Alegre.