O projeto partiu do filho do museólogo Luisão, que é responsável pelo Museu de Esportes João Saldanha, anexo a uma das salas do Estádio Municipal Farroupilha. A partir de agora todo o visitante do museu dispõe de aproximadamente 400 títulos de livros com assuntos variados.
A ideia partiu do professor Russel Morais, que recebeu uma doação do médico Alexandre Alderete, e repassou ao seu pai que disponibilizou os livros em estantes. “Tenho livros que não empresto tal a relíquia”, brinca Luisão.
O visitante pode levar para casa a obra e depois faz a troca por outro. O projeto livros no museu tem um objetivo simples que é despertar o hábito da leitura. Com espaço reduzido devido ao vasto acervo do museu de esportes o museólogo ainda não conseguiu colocar em exposição todas as doações.
Segundo ele alguns visitantes de fora da cidade acabam levando os livros. “Eles querem conhecer a história esportiva de sua cidade natal e acabam pegando um livro para ler já no início da viagem”, explica Luisão.
Com horário diferenciado, o museu abre toda a tarde, e segundo o criador do local, está chegando a safra de visitantes. “A média é boa, mas no Efipan é enorme o número de acessos aqui”, conta o desportista que já organiza o espaço.
O museu está recebendo doações da comunidade e também aceita livros relacionados a assuntos esportivos. Os interessados devem entrar em contato com o Luisão pelo período da tarde no Estádio Farroupilha.