Santa Maria registrou 64% mais mortes no trânsito do que no mesmo período do ano passado
Santa Maria e a Região Central registram uma estatística assustadora na metade do ano: o número de acidentes de trânsito envolvendo mortes. Tanto na região quanto no Coração do Rio Grande, os registros de acidentes e de pessoas que perderam a vida cresceram, se compararmos os números do primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado.
Na região, os acidentes aumentaram 17% na primeira metade deste ano em relação aos primeiros seis meses de 2013, e as mortes, 12,5%. Se compararmos o primeiro semestre de 2014 com todo o ano de 2013, a conclusão é que já atingimos, na metade deste ano, 73% do número de acidentes de todo o ano que passou.
E se o aumento é triste em toda a região, em Santa Maria, os números são ainda mais alarmantes: neste primeiro semestre, em comparação aos primeiros seis meses do ano passado, tivemos 80% a mais de acidentes e 64% a mais de mortes.
O delegado César Renan do Santos, titular da Delegacia do Trânsito de Santa Maria, diz estar preocupado com os números e lamenta as estatísticas. A Polícia Civil registrou 33 mortes, em 29 acidentes em todo o ano de 2013, em Santa Maria. Até este junho, já temos 28 mortes e 27 acidentes. Em meio ano, são cinco mortes e dois acidentes a menos do que um ano inteiro. As estatísticas, que desde 2010 vinham reduzindo anualmente (veja mais no quadro), podem atingir índices ainda mais tristes até o final deste ano:
_ Pensar que vamos fechar o ano com uma média próxima do ano passado é otimismo muito grande, porque quase alcançamos o número na metade do ano _ avalia o delegado.
Para o titular da delegacia, o celular no volante é um dos erros mais graves e mais comuns no cotidiano do trânsito santa-mariense. Ele lembra, que mesmo que um motorista esteja olhando para a frente, com a mão na direção, a conversa acaba reduzindo a concentração da visão no trânsito. O delegado explica que a maioria dos acidentes está relacionada com o comportamento dos motoristas:
_ O que causa a maioria dos acidentes é o comportamento. Quando eu falo comportamento do motorista, é para citar o desrespeito continuado das normas de circulação e de tráfego, a pressa, de sempre levar vantagem em relação um ao outro _ explica o delegado.
Mas além das obrigações dos motoristas, para um trânsito seguro, as atitudes dos pedestres também são fundamentais.
_ O pedestre também tem regras a seguir. E todo pedestre deveria conhecer essas regras, previstas no Código de Trânsito Brasileiro _ defende Mauri Adriano Panitz, engenheiro de trânsito e especialista em análise de acidentes.
Na região, os acidentes aumentaram 17% na primeira metade deste ano em relação aos primeiros seis meses de 2013, e as mortes, 12,5%. Se compararmos o primeiro semestre de 2014 com todo o ano de 2013, a conclusão é que já atingimos, na metade deste ano, 73% do número de acidentes de todo o ano que passou.
E se o aumento é triste em toda a região, em Santa Maria, os números são ainda mais alarmantes: neste primeiro semestre, em comparação aos primeiros seis meses do ano passado, tivemos 80% a mais de acidentes e 64% a mais de mortes.
O delegado César Renan do Santos, titular da Delegacia do Trânsito de Santa Maria, diz estar preocupado com os números e lamenta as estatísticas. A Polícia Civil registrou 33 mortes, em 29 acidentes em todo o ano de 2013, em Santa Maria. Até este junho, já temos 28 mortes e 27 acidentes. Em meio ano, são cinco mortes e dois acidentes a menos do que um ano inteiro. As estatísticas, que desde 2010 vinham reduzindo anualmente (veja mais no quadro), podem atingir índices ainda mais tristes até o final deste ano:
_ Pensar que vamos fechar o ano com uma média próxima do ano passado é otimismo muito grande, porque quase alcançamos o número na metade do ano _ avalia o delegado.
Para o titular da delegacia, o celular no volante é um dos erros mais graves e mais comuns no cotidiano do trânsito santa-mariense. Ele lembra, que mesmo que um motorista esteja olhando para a frente, com a mão na direção, a conversa acaba reduzindo a concentração da visão no trânsito. O delegado explica que a maioria dos acidentes está relacionada com o comportamento dos motoristas:
_ O que causa a maioria dos acidentes é o comportamento. Quando eu falo comportamento do motorista, é para citar o desrespeito continuado das normas de circulação e de tráfego, a pressa, de sempre levar vantagem em relação um ao outro _ explica o delegado.
Mas além das obrigações dos motoristas, para um trânsito seguro, as atitudes dos pedestres também são fundamentais.
_ O pedestre também tem regras a seguir. E todo pedestre deveria conhecer essas regras, previstas no Código de Trânsito Brasileiro _ defende Mauri Adriano Panitz, engenheiro de trânsito e especialista em análise de acidentes.
Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA