
Mesmo que a ideia de deixar as preciosas crianças irem se divertir e aprender a nadar seja um pesadelo para os pais, essa atividade ainda continua sendo a mais indicada tanto para crianças quanto para adolescentes.
Pesquisas realizadas indicam que a atividade física deve ser inserida na vida do ser humano ainda criança, pois é nesse momento que o hábito começa a se desenvolver, garantindo saúde e motivação para continuar quando adulto. Vale lembrar que o ideal é matricular a criança em aulas de natação infantil, jamais deixá-las na água sem a supervisão de um adulto.
BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL
- Melhora a capacidade cardiorrespiratória: durante a natação o sistema respiratório é trabalhado de forma intensa e quando embaixo da água o diafragma é estimulado, ocasionando a melhora do sistema.
- Ajuda a desenvolver a agilidade, a força e o equilíbrio: já que os músculos são estimulados de modo continuo e rigoroso, eles acabam acelerando o desenvolvimento desses benefícios.
- Aumenta o sistema imunológico: de acordo com pesquisas, a prática de exercícios desde a infância fortalece os mecanismos de defesa do organismo.
- Melhora a postura: durante a natação todas as partes do corpo são ativadas, o que faz com que os músculos trabalhem da maneira certa e a postura fique correta.
- Diminui o estresse: assim como todo exercício físico, a natação libera hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, que acabam “expulsando” o estresse.
- Combate à obesidade: a queima de calorias durante esse exercício é grande, já que o corpo é trabalhado por completo, o que ajuda no processo de emagrecimento e mantimento do peso.
- Aprendizado sobre metas: a natação ensina sobre metas, objetivos e foco, fazendo com que a criança seja centrada desde cedo.
- Promove a socialização e a autoconfiança: conversar e brincar com outras crianças são essenciais para a socialização, além disso, pular na água e nadar requer muita confiança em si mesmo, é esse esporte ajuda muito na construção desses dois fatores.
- Melhora a qualidade do sono: diversas vezes as crianças demoram a dormir ou acordam no meio da noite devido à falta de “cansaço”. Pessoas que passam muito tempo em descanso acabam fazendo um estoque de energia que dispensa o sono, ou seja, ao praticar exercícios ela gasta essa reserva e então dorme para recarrega-la.
Geovanna Valério Lipa