Nova remessa da CoronaVac deve imunizar todos com a 2ª dose atrasada no RS, diz Secretaria da Saúde

Próximo lote deve chegar ao estado até terça-feira (18), projeta governo. Ao todo, 179.330 pessoas estão com o reforço vacinal pendente.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou, neste domingo (16), que a próxima entrega de CoronaVac vai permitir completar a imunização de 179.330 pessoas que estão com a segunda dose atrasada no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, uma remessa de 188.800 doses deve chegar até terça-feira (18) no estado.

Com a confirmação da entrega por parte do Ministério da Saúde, a titular da SES, Arita Bergmann, comemorou a notícia.

“Essa notícia representa um alívio muito grande. É um direito do cidadão completar o seu esquema vacinal e precisamos acelerar a imunização para vencermos essa pandemia”, afirmou.

 

A falta de imunizantes causou preocupação entre autoridades municipais. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, Maicon Lemos, chegou a falar no risco de “apagão” no estado.

Além da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, o RS deve receber mais 269.100 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca e 39.780 doses da Pfizer.

Até a manhã deste domingo, o estado contabilizava 2,7 milhões de vacinados com a primeira dose, o equivalente a quase 24% da população. Desse grupo, 1,1 milhão (quase 10%) já receberam a segunda dose.

Fonte: G1