Novo Decreto Municipal vai permitir a reabertura do comércio em Alegrete

Depois do pronunciamento do Governador Eduardo Leite que flexibilizou a abertura do comércio nas cidades do interior do Estado, os comerciantes de Alegrete ficaram mais confiantes de que as lojas poderão retornar ao atendimento ao público, com as portas abertas, embora entendam que isso deverá implicar em várias regras e ajustes. Mesmo com a liberação para abertura do comércio, as medidas de prevenção devem ser mantidas.

A reportagem do PAT entrou em contato com o Prefeito Márcio Amaral, no final da tarde, que falou sobre a reunião que ocorre nesta manhã(16), com o Comitê criado para o enfrentamento do Coronavírus. Composto por integrantes do Conselho de Saúde, Secretaria de Saúde, 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, médicos, Secretaria de Desenvolvimento e Economia e Sindicalistas, o grupo juntamente com o Prefeito vai analisar a situação quanto à abertura do comércio.

Após a reunião um novo Decreto será publicado com as orientações e regras para que as empresas se ajustem e possam retornar ao trabalho. O retorno às atividades poderá ocorrer nesta quinta ou na sexta-feira.

O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva presencial à imprensa na quarta-feira, que irá prorrogar até 30 de abril o decreto estadual que prevê restrições ao funcionamento das atividades econômicas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra gaúcha. A medida afetará 48 municípios gaúchos. As duas regiões concentram a maior incidência de casos de Covid-19.

As demais cidades do Interior do Estado poderão flexibilizar a abertura de todos os setores do comércio, obedecendo os protocolos de higiene e de proteção. A determinação não abrange atividades escolares que permanecem suspensas até 30 de abril.

Veja nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Alegrete.