O alegretense que vale 60 milhões de euros

A grande revelação do Inter no final da temporada, o atacante Taiberson, renovou seu contrato por mais três anos e assinou até o final de 2017. A multa rescisória para clubes do exterior é de 60 milhões de euros, uma das maiores do futebol Brasileiro.
taiber5
O alegretense chegou na cidade dia 24 último. De férias, reuniu a família de onde não se ausenta um segundo. Em meio a encontros e desencontros, o Portal Alegrete Tudo bateu um papo descontraído na casa da mãe do atleta. Com uma hora de atraso, em relação ao combinado, lá estava o jovem de 21 anos, sentado em uma cadeira de praia totalmente à vontade e com muito gelo nos pés para refrescar o calor superior a 30ºC. Avesso a badalações, de fala mansa, logo ofereceu um copo de água. Sua vó assistia tudo com emoção. Atentamente, relembrava a história que o neto iniciava a contar.
2014-12-29 14.41.04
Órfão de pai, Taiberson Ruan têm quatro irmãos, três homens e uma mulher. Deu os primeiros chutes no meio da rua, na entrada do Bairro Promorar. Em meio as pedras e amigos, driblava o que vinha pela frente. Lembra até hoje do campinho do bairro, era lá que se sentia em casa, jogava até anoitecer.
 
taiber irmãos
Aos 12 anos, estava no Beira-Rio. Garoto da base, conta que foi levado através do Flamenguinho. Salienta o apoio do Muhamed Ahmad, um dos diretores rubro negro. Taiberson com gratidão, ressalta, “foi quem me apoiou na hora certa, devo muito a ele”, justifica o atacante colorado.
Foram três anos no Inter. Conquistou a copa Nike, o campeonato gaúcho Sub-15, num curto espaço de tempo. Achou que acabara o ciclo no Gigante, e foi para Curitiba-no Atlético Paranaense. Destacou-se e a carreira decolou. Encontrou o amor de sua vida, a curitibana Ana Paula Miranda com quem casou-se e tem o pequeno Davi que completa 2 anos de idade em janeiro, colorado desde criancinha.
taiber4
No Furacão paranaense foram intensos 4 anos.  Fez uma excelente Série B. Na A, foi destaque e ainda figurou na Copa do Brasil. Taiberson conta que seu empresário entrou em contato com Jorge Macedo no Beira Rio, e numa conversa alertou que guri estava muito bem. Não demorou para a diretoria colorada repatriar o jovem ,que desde os 12 anos já deslumbrava no Beira Rio.
taiber3
De contrato assinado, o “Touche” como é conhecido nas imediações da Avenida Padre Cacique, voltou no time Sub-23 e deslanchou. As boas atuações surpreenderam o técnico Abel Braga que pediu o garoto para treinar no profissional e, logo Touche foi confirmado por  Clemer como um excelente reforço no time principal. Conta que fez dois treinos com a equipe titular e logo foi relacionado para jogar. Nesse momento, faz uma pausa e viaja no tempo.
taiber6
“Começar no campo de futebol atrás da sua casa com 10 anos de idade, você não imagina que um dia chegará no lugar que sempre sonhou, mas, hoje eu posso dobrar os meus joelhos e agradecer a Deus por me abençoar e ter me dado a oportunidade de jogar no Beira Rio lotado, ao lado de grandes craques. Eu só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem feito em minha vida e ainda vai fazer. Louvado e adorado seja o seu nome Senhor”, comenta o atleta que é evangélico e frequenta a igreja regularmente.
taiber1
Indagado como é estar entre craques no Beira Rio. explica que foi bem recebido. O pessoal é gente boa, esclarece o atacante. Touche ainda relembra o último clássico Grenal, “entrei num momento complicado e consegui corresponder ao que o professor Abel me pediu”. O gol contra o Palmeiras, já figura na memória do alegretense como um dos principais em sua carreira. Deu ao Inter a possibilidade de voltar a disputar a América novamente.
taiber brasil
Taiberson é centrado, humilde e promete evoluir bastante. Espera retornar no próximo dia 7 de janeiro, dia da apresentação oficial no Beira Rio e fazer um bom trabalho. Quanto ao treinador Diego Aguirre a expectativa é enorme. “Ele jogou no Inter vai nos ajudar muito”. Touche quer jogar, promete empenho e, mesmo sem revelar, sabe que o ano de 2015 é seu.  Ao final da entrevista, colocou a camisa 43 e chamou o filho Davi que já estava uniformizado. A esposa não quis aparecer. A foto na casa onde cresceu jogando bola, foi a escolhida. Atualmente a rua está asfaltada, mas Touche lembra, “aqui a pelada era certa”.
taiber2
Recorda que o Efipan é um torneio super importante e é a hora dos garotos aparecerem para os clubes. “Aproveitem essa oportunidade” alerta o craque. Taiberson é irmão de Douglas que jogou a última temporada no Bangu, onde vai continuar. Orgulho alegretense, a dupla curte férias no bairro Promorar e a cada esquina conversa com amigos e vizinhos que viram os guris crescerem.
2014-12-29 14.41.08
Antes de ir embora, como bom colorado pergunto: Quando vamos ganhar o Brasileirão ?
Touche: campeonato difícil, falta detalhes, vamos concentrar, focar para que isso aconteça. Saiu-se bem o atacante, que logo deseja um feliz ano novo à equipe do Portal Alegrete Tudo.
Por: Júlio Cesar Santos