Em março, durante o GreNal 404, pela primeira fase do Gauchão, Internacional e Grêmio colocaram em prática o “GreNal de Todos”, um setor para torcida mista com uma mensagem clara: mostrar que adversário não é inimigo.
O jogo teve alguns incidentes entre torcedores organizados, mas no espaço separado para a congregação de colorados e gremistas correu bem. A ação foi elogiada, e o sucesso foi tanto que manteve-se o plano para as finais do estadual.
No domingo passado, na Arena do Grêmio, podemos mais uma vez observar a bela mistura das cores de Inter e Grêmio – com o mesmo clima pacífico. A ideia, mais simbólica do que qualquer outra coisa, é apenas um entre outros passos que as duas equipes têm dado no caminho de pacificação nos estádios.
Neste domingo (3), mais um GreNal 406 na vida de todos os gaúchos. Se o futebol é reflexo do que acontece na sociedade, não há nada mais verdadeiro sobre o cotidiano dos gaúchos do que o setor misto: pessoas comuns convivendo tranquilamente, como acontece diariamente em qualquer parte do Rio Grande do Sul. Os episódios de violência, justamente, são exceção na rotina das ruas.
Aliás, eles não impediram muita gente de continuar frequentando as partidas normalmente, ainda que tenha afastado uma pequena parcela. O que não pode acontecer é esse ambiente de medo exagerado pautar as regras dentro e no entorno dos estádios, como vinha acontecendo. Por culpa de uma minoria e também das autoridades.
Que o GreNal 406 se torne um exemplo. Que os 5% deste domingo cresçam nos próximos clássicos, se espalhem por outras capitais e também aumentem a quantidade de ingressos aos visitantes – cada vez mais suprimidos nos jogos fora de casa. Porque não é privando os torcedores comuns que se combate a violência nos estádios. O que precisa ser feito, aliás, não muda em nada com a mera existência do setor misto. A necessidade de medidas duras e de policiamento extensivo se repita neste final de semana. Como acontece nos clássicos de diversos cantos do país, a torcida visitante depredou parte das arquibancadas dos rivais, assim como sofreu emboscada na entrada do estádio. O que, diga-se, também não afetou a experiência pacífica da maioria absoluta que visitou o Beira-Rio e hoje terá um bis pela civilidade do povo gaúcho.
Em Alegrete, o clássico será misto também. Em casa, na rua ou nos bares a convivência é pacífica, salvo a velha flauta que faz parte dos torcedores da dupla. Nas ruas é possível notar colorados e gremistas juntos desfilando seu manto sagrado. As lojas aumentaram suas vendas em produtos da dupla.
Talvez o maior exemplo seja a loja Paixão Colorada e Imortal Tricolor, separadas até a semana passada, hoje estão juntas na esquina das ruas Venâncio Aires e General Sampaio.
O espaço conta com uma gama de produtos oficiais desde a camisa oficial até um chaveiro de Inter ou Grêmio.
A ideia foi bem aceita, o movimento incrementou. Com três funcionários, deu Grêmio 2 a 1. A jovem colorada atende sem distinção, seja do tricolor ou colorado. Há única ressalva é que ao atender o telefone, é Paixão Colorada ou Imortal Tricolor, depende de quem atender a ligação.
No mês de Abril, o campeão de vendas foi o Inter, mas o Grêmio vem liderando o recordes de vendas depois que a fornecedora Umbro começou a fabricar o material do Tricolor.
Nesse clima que os alegretenses aguardam o campeão gaúcho de 2015. Até uma excursão dos colorados foi organizada. A delegação adquiriu ingressos antecipados através do Núcleo Colorado de Alegrete e nas primeiras horas da manhã de domingo já estará no Gigante da Beira-Rio. Muitos aproveitaram o feriado prolongado e como sócios já estão na Capital dos Gaúchos com ingresso na mão.
Para os torcedores alegretenses a confiança é grande tanto de um lado quanto do outro. Confira abaixo, palpites e comentários dos nossos leitores. Você pode participar na nossa página no Facebook, [email protected].
Ricardo Prates
Inter 1 x 0 Grêmio, o inter vai dar um baile no rival kkkk!!!!!
Luis Fellipe Almeida
Empate de 2 X 2, será um jogo de muita marcação !!!!
Juliana Costa
0 x 0 empate e vai pros pênaltis e Dalhe, dalhe Inter! Campeão Gaúcho!
Clecio Prates
5 x 1 pro Inter
Grêmio Campeão!!!!