Os benefícios da caminhada

Atividade aeróbica que melhora a saúde do corpo e da mente

Não é de hoje que ouvimos sobre a caminhada e que ela faz muito bem para a saúde. Para algumas pessoas caminhar não é nada demais, porém é uma das melhores formas de praticar exercício que existe.

“Caminhar é o exercício mais subestimado, corretivo, de queima de gordura e mente-corpo disponível para os humanos”, afirmou Dana Santas, contribuinte de fitness da CNN, especialista certificada em força e condicionamento e treinadora mente-corpo em esportes profissionais.

Confira abaixo alguns benefícios advindos desse exercício:

ADEUS INCHAÇO

A caminhada colabora com a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos, fazendo com que o inchaço das pernas e tornozelos diminua.  Vale lembrar eu para o exercício fazer esse efeito, o consumo de água é muito importante.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A prática regular dessa atividade ajuda a prevenir doenças como aterosclerose, hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose.

FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS

Quando há prática contínua do exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a eficiência e, consequentemente, ajudando a fortalecer os músculos.

POSTRA CORRETA

Como várias partes do corpo são envolvidas durante a atividade, acontece a diminuição de dores na coluna e a melhora da postura corporal.

RELAXAMENTO

Quando praticamos atividades físicas, liberamos hormônios que são responsáveis pelo bem-estar, como a endorfina e serotonina. Eles atuam nas células nervosas e combatem alterações psicológicas como ansiedade e estresse, e como algumas tensões estão relacionadas com esses sintomas, dores na nuca, pescoço e ombros acabam deixando de ser um problema.

MELHORA A MEMÓRIA

A pratica regular de atividades ajuda a melhorar a memória, pois a atividade estimula a circulação sanguínea no cérebro, ajudando na produção de catecolaminas, que ajudam na memória.

AJUDA A EMAGRECER

A caminhada com o objetivo de emagrecer pode ser feita em qualquer lugar, mas para queimar calorias a caminhada deve ser celerada e com tempo mínimo de 30 minutos.

Vale lembrar que a caminhada em jejum não é recomendada, pois devido ao baixo nível de açúcar no sangue, pode ocorrer tontura, enjoo ou desmaios. Evitar os horários mais quentes agora no verão é uma boa escolha, ajudando a evitar queimaduras e cansaço excessivo, além disso o uso de um tênis confortável é essencial para não prejudicar o corpo.

Geovanna Valério Lipa

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários