No último dia 7, uma guarnição da PATRAM (Patrulha Ambiental) de Alegrete foi acionada por populares para verificar a situação de um cavalo atrelado a uma carroça que aparentava estar exposto ao sol por um longo período, na Rua General Sampaio.
Os soldados Gomes e Pelegeira, ao chegarem ao local, constataram a presença do animal e imediatamente abordaram o proprietário, que explicou estar resolvendo questões bancárias e ter deixado o cavalo na rua durante esse período. A rápida ação dos policiais se deu em meio às preocupações da comunidade, que, sensível ao bem-estar do equino, acionou as autoridades para verificar a situação.
Irmãos presos, no Querumana, por denúncia de abigeato já estão em liberdade
Ao avaliarem o cavalo, os soldados constataram que o mesmo se encontrava em boas condições e não apresentava sinais de maus-tratos. O soldado Gomes relata que, durante a conversa com o dono, enfatizou a importância de evitar que os animais fiquem expostos por longos períodos ao sol e recomendou a oferta regular de água, além de sugerir que, sempre que possível, sejam mantidos à sombra.
Policiais civis, há 3 anos sem reposição salarial, dizem que estão no limite
A intervenção da PATRAM nesse caso específico visa não apenas garantir o cumprimento das normas de bem-estar animal, mas também conscientizar os proprietários sobre a importância de proporcionar condições adequadas aos seus animais de trabalho. O soldado Gomes ressaltou a orientação dada ao proprietário e a relevância de manter um diálogo educativo para prevenir situações similares.
Neste caso específico, conheço o seu Cica ,um homem que sempre teve cavalos ,sempre muito bem cuidados.