Número de detentos que voltaram a ser presos na cidade, desde março, chega a 38. Alguns foram pegos em flagrante cometendo novos crimes, como tráfico e porte de armas de ilegal.
Desde março, 38 detentos que haviam sido postos em prisão domiciliar devido ao coronavírus em Passo Fundo, no Norte do RS, foram presos novamente, por reincidir nos crimes ou por não cumprir as medidas cautelares. Somente nesta quinta-feira (23), 12 mandados de prisão foram cumpridos pelo mesmo motivo.
“As fiscalizações apuraram que alguns detentos não estavam cumprindo a prisão domiciliar, estando em local incerto. Após as fiscalizações foi constatado que aproximadamente 25% dos apenados não estavam cumprindo as condições impostas na decisão judicial”, diz o delegado Diogo Ferreira.
Os presos, que eram parte do grupo de risco do coronavírus, começaram a ser liberados em 18 de março por determinação Judicial. Mais de 1,8 mil presos tiveram a liberdade provisória concedia em todo o estado.
Em Passo Fundo, 175 presos saíram da cadeia, tanto no regime fechado como no aberto e no semi-aberto. Nenhum deles usava tornozeleira.
Porém, alguns dias após a determinação judicial, a polícia da cidade prendeu em flagrante um dos detentos que haviam sido liberados por tráfico de drogas, e outro por porte ilegal de arma de fogo.
A partir daí, a polícia começou a monitorar aqueles que haviam sido liberados. A Justiça autorizou as prisões.
Fonte: G1